Janet Yellen quer taxa mínima global de imposto sobre empresas

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos adiantou esta segunda-feira estar em conversações com os países do G-20 para aplicar uma taxa de imposto mínima a ser aplicada em todo o mundo.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse esta segunda-feira estar a trabalhar com os países mais influentes do mundo de forma a impor uma taxa de imposto mínima a ser aplicada às empresas a nível global, avança a Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Esta é uma medida que tem como objetivo colocar um fim a uma “corrida de 30 anos” de estratégias, empreendidas pelas empresas, com vista a terem reduções nas “taxas de imposto” de que são alvo. “Estamos a trabalhar com as nações do G-20 para fechar uma taxa mínima global de imposto sobre as sociedades”, com o intuito de colocar um fim a esta corrida, disse Yellen, citada pelo MarketWatch.

Certos analistas adiantaram já, no entanto, que vários países, como a Irlanda, podem não concordar com a aplicação de uma taxa de IRC mais alta. Ainda que alguns países possam não aceitar um imposto mínimo global, um funcionário do Tesouro dos Estados Unidos argumentou que os referidos artifícios fiscais já seriam minimizados se os Estados Unidos e outras grandes economias concordassem com estas reformas.

A propósito deste assunto, Janet Yellen destacou ainda, através de uma publicação na sua conta na rede social Twitter, que esta é uma medida que pretende “garantir que os governos tenham sistemas fiscais estáveis, que aumentem receitas suficientes para investir em bens públicos essenciais e responder a crises, e que todos os cidadãos partilhem equitativamente o fardo do financiamento dos governos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Janet Yellen quer taxa mínima global de imposto sobre empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião