EDP sobe mais de 4% e impulsiona Lisboa para sexta sessão de ganhos

A bolsa nacional avança mais de 1% no arranque da sessão, em linha com os ganhos das principais praças europeias.

Depois de duas sessões de pausa, devido aos feriados da Páscoa, a bolsa de Lisboa volta a negociar, regressando também aos ganhos. A praça lisboeta segue assim para a sexta sessão consecutiva em “terreno” verde, seguindo a tendência positiva sentida nas congéneres europeias. Subida de mais de 4% da EDP ajuda a impulsionar o desempenho na bolsa nacional.

O PSI-20 sobe 1,64% para os 5.059,14 pontos no arranque desta sessão, máximos de finais de janeiro. Entre as 18 cotadas, a grande maioria encontra-se a negociar acima da linha d’água, com apenas uma cotada, a Novabase, a registar perdas.

A liderar os ganhos no índice de referência nacional encontra-se a EDP, que avança 4,66% para os 5,148 euros, atingindo um máximo intradiário de 8 de fevereiro, enquanto a EDP Renováveis ganha 1,92% para os 19,09 euros.

EDP sobe mais de 4%

Em “terreno” verde, destaque também para o BCP, que ganha 2,14% para os 0,1194 euros, para a retalhista Sonae, que avança 4,08% para os 0,8040 euros, e para a Galp Energia, que soma 0,85% para os 10,09 euros.

Nota ainda para as subidas das cotadas do setor da pasta e do papel, com a Navigator a registar ganhos de 2,29%, a Altri a subir 2,46% e a Semapa a valorizar 1,35%.

Por outro lado, no vermelho está apenas a Novabase. A tecnológica perde 1,60% para os 3,69 euros no arranque desta que é a primeira sessão da semana.

Pela Europa, o dia arranca com ganhos expressivos, rondando valorizações de 1%. O índice pan-europeu avança 0,8%, chegando mesmo a atingir um máximo histórico. Já o britânico FTSE 100 ganha 1,2%, o francês CAC 40 soma 0,9% e o espanhol IBEX sobe 1,2%.

(Notícia atualizada às 8h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP sobe mais de 4% e impulsiona Lisboa para sexta sessão de ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião