Confinamento no fim de semana da Páscoa ficou 27% abaixo do nível de 2020

Entre sexta-feira e domingo de Páscoa, pouco mais de metade dos portugueses permaneceram em casa. O valor ficou 27% abaixo do nível registado no período comparável do ano passado.

A Páscoa de 2020 foi o dia de maior confinamento dos portugueses. Um ano depois, o nível de confinamento na Páscoa de 2021 foi em 27% inferior, com apenas 54% dos portugueses em casa, concluiu o painel de mobilidade da empresa de dados PSE Analytics. Este último dado compara com os 79% de portugueses que se mantiveram em casa no domingo de Páscoa no ano passado.

A Semana Santa decorreu este fim de semana, entre sexta-feira e domingo. Mas foi um período significativamente diferente ao do ano passado. Apesar de o país se manter em estado de emergência por causa da Covid-19, a Páscoa de 2020 deu-se no pico da primeira vaga da pandemia, enquanto, este ano, surge numa altura em que está em curso um plano de reabertura. Ainda assim, neste fim de semana em particular, a obrigação era de recolhimento domiciliário e estava em vigor uma proibição de circulação entre concelhos.

Segundo a PSE Analytics, no sábado, o confinamento foi de 49,2%. O valor esteve em linha com os quatro sábados anteriores, em que a média de confinamento se cifrou em 51,8%. Concretamente em relação ao domingo de Páscoa, “esse valor ficou nos 56,5% e “compara com o comportamento que atualmente existe aos domingos” — nos últimos quatro, antes da Páscoa, “também eles com restrições, a média de confinamento foi de 58%”, destaca a PSE Analytics em comunicado.

Fonte: Painel de Mobilidade PSE 2021

Em suma, “em termos gerais, o fim de semana da Páscoa revelou uma mobilidade em linha com o que são os sábados e domingos na atualidade mais recente: menor mobilidade do que nos dias úteis, e mais portugueses a efetuarem deslocações de proximidade”, afirma a empresa. “Já nos dias úteis, o confinamento verificado este ano esteve próximo dos valores verificados antes da pandemia, em 2019. Em média, o confinamento de 2021, nesta Semana Santa, foi apenas oito ou nove pontos percentuais acima dos valores ‘normais’, nos dias úteis”, acrescenta a consultora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confinamento no fim de semana da Páscoa ficou 27% abaixo do nível de 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião