Venezuela pede a Guterres e ao Parlamento para descongelar fundos no Novo Banco para pagar vacinas

  • ECO
  • 9 Abril 2021

Nicolás Maduro vai pressionar o Parlamento português para desbloquear as contas de empresas públicas que estão congeladas no Novo Banco para comprar vacinas contra a Covid-19.

Numa altura em que são necessários os recursos financeiros para pagar vacinas contra a Covid-19 para inocular o povo venezuelano, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, vai pressionar o Parlamento português para desbloquear as contas de empresas públicas, como a Petróleos de Venezuela (PDVSA) e outras, que estão congeladas no Novo Banco. Os montantes ascendem a perto de 1,4 mil milhões de euros, avança o Jornal Económico (acesso pago).

A iniciativa será feita através de uma petição a apresentar aos ministros dos Negócios Estrangeiros, bem como aos parlamentos para que o dinheiro seja enviado para organizações humanitárias sob supervisão da Organização das Nações Unidas (ONU). Já no início do ano, o Parlamento venezuelano aprovou uma resolução a pedir a libertação das verbas retidas em instituições do sistema financeiro internacional que foi encaminhada para as Nações Unidas, lideradas por António Guterres, exigindo ação por razões humanitárias.

O Presidente venezuelano afirmou no final de março que o país está disponível para trocar parte da produção petrolífera por vacinas contra a Covid-19, embora não tivesse explicado detalhes sobre o plano. As declarações de Nicolás Maduro surgiram numa altura em que se regista uma vaga de contágios na Venezuela e o Governo tem dificuldades em aceder a recursos financeiros milionários congelados no estrangeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Venezuela pede a Guterres e ao Parlamento para descongelar fundos no Novo Banco para pagar vacinas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião