Hoje nas notícias: Fundo, remessas e pobreza

  • ECO
  • 12 Abril 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Fundo de Compensação do Trabalho tem 72 milhões de euros “esquecidos” pelas empresas, um montante que marca os destaques da imprensa económica. Referenciado nas manchetes dos jornais está ainda o estudo sobre a pobreza em Portugal, que concluiu que uma parte relevante dos portugueses mais pobres trabalha, mas os rendimentos são baixos.

Empresas deixam 72 milhões no fundo de compensação do trabalho

Há 72 milhões de euros “esquecidos” no Fundo de Compensação do Trabalho. Este é o principal fundo de entre os que foram criados em 2013 para garantir o pagamento das compensações por despedimento. As empresas portuguesas estão obrigadas a descontar 1% do salário dos novos trabalhadores para estes fundos, mas podem recuperar dinheiro quando um trabalhador deixa a empresa. O montante não reclamado representa mais de um milhão de contratos cessados.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Remessas de emigrantes da Suíça superam as de França pela primeira vez

As remessas da Suíça atingiram 1.037 milhões de euros em 2020, um aumento de 4,9% face a 2019. Pela primeira vez, superaram as remessas de França, que totalizaram 1.036,6 milhões, menos 5,2% face ao ano anterior. Em 1996, o primeiro ano desta série de dados, os valores da Suíça eram cerca de metade do montante do valor de França. No total, em 2020, o valor de remessas para Portugal diminuiu, uma inversão da tendência registada ao longo da última década.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Banca trava financiamento a maiores de 50 anos

O número de contratos de crédito à habitação envolvendo pessoas com mais do que 50 anos tem vindo a cair de forma gradual. A percentagem era de 13,2% do total de financiamentos em 2017 e fixou-se em 10,5% em 2020, um recuo de 2,7 pontos percentuais em três anos. Entre as justificações para esta evolução podem estar as regras mais apertadas para a concessão de crédito definidas pelo Banco de Portugal, que entraram em vigor em julho de 2018. Além disso, o crédito para a compra de casa no ano passado foi “residual” em pessoas com menos de 20 ou mais de 70 anos.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Maioria dos pobres com mais de 18 anos em Portugal trabalham

Quase 60% dos pobres com mais de 18 anos em Portugal trabalham, sendo que, além dos precários, os trabalhadores a contrato representam quase um terço das pessoas em situação de pobreza. Assim, segundo o estudo “A Pobreza em Portugal – Trajetos e Quotidianos”, da autoria do sociólogo Fernando Diogo, conclui-se que, do total de empregados no país, 11% são pobres. As justificações passam por baixas qualificações, baixos salários, filhos adultos sem emprego e doença na família.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso livre).

Portugal recebe primeiras 30 mil vacinas da J&J esta semana

Chegam a Portugal na quarta-feira as primeiras 30 mil doses da vacina da Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson (J&J). Esta distingue-se das restantes por ser de toma única e poder ser armazenada durante três meses num frigorífico comum. O reforço faz subir para 1,9 milhões o número de doses de vacinas contra a Covid-19 disponíveis para serem administradas aos portugueses durante este mês de abril.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Fundo, remessas e pobreza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião