Venda de carros com motor a combustão banida em Espanha a partir de 2040

A lei espanhola estabelece que daqui a 20 anos deixará de ser possível vender carros com motor a combustão. Nova lei quer promover a implementação de carros elétricos e melhorar a qualidade do ar.

A partir de 2040 não será possível vender automóveis em Espanha com motor a combustão e em 2050 este tipo de veículos, que emite dióxido de carbono, já não poderão circular no país.

Esta proibição é a sentença de morte para carros de combustão que inclui a Lei sobre Alterações Climáticas e Transição Energética aprovada esta semana no Congresso. A lei inclui medidas para melhorar a qualidade do ar nas cidades e promover a implementação de carros elétricos, o compromisso que o Governo se propôs, avançou o El País.

“Precisamos de democratizar o carro elétrico”, disse sexta-feira a quarta vice-presidente e ministra da transição ecológica, Teresa Ribera. Este comunicado foi feito durante a apresentação do novo programa de incentivos para a compra de veículos elétricos e a instalação de pontos de carregamento que o executivo espanhol acaba de lançar.

De acordo com o último inventário oficial de gases com efeito de estufa, em 2019, em Espanha, o transporte é responsável por 29,1% de todas as emissões no país. E o transporte rodoviário acumula 26,9% do total. Enquanto os outros grandes setores reduzem as suas emissões, os transportes continuam a aumentá-las.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Venda de carros com motor a combustão banida em Espanha a partir de 2040

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião