Taxa de inflação homóloga estabiliza nos 0,5% em março

  • Lusa
  • 13 Abril 2021

Preços dos produtos alimentares não transformados registaram uma variação homóloga de 1,3% em março.

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) manteve-se nos 0,5% em março, taxa idêntica à do mês anterior e em linha com a estimativa rápida anteriormente avançada, anunciou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,1%, taxa inferior em 0,6 pontos percentuais à registada em fevereiro.

O agregado relativo aos produtos alimentares não transformados registou uma variação homóloga de 1,3% em março (1,4% no mês precedente), enquanto o índice referente aos produtos energéticos apresentou uma taxa de variação de -2,4% (-3,0% no mês anterior).

Por classes de despesa e face ao mês precedente, o INE destaca o aumento das taxas de variação homóloga das classes dos ‘transportes’ e do ‘lazer, recreação e cultura’, com variações de 2,5% e 0,9%, respetivamente (-0,7% e 0,1% no mês anterior).

Em sentido oposto, assinala a diminuição das taxas de variação homóloga das classes dos ‘restaurantes e hotéis’ e do ‘vestuário e calçado’, com variações de -0,6% e -3,3%, respetivamente (0,5% e -2,4%, pela mesma ordem, no mês anterior).

Nas classes com contribuições positivas para a variação homóloga do IPC destacam-se os ‘transportes’, a ‘saúde’ e os ‘bens alimentares e bebidas não alcoólicas’, enquanto nas classes com contribuições negativas sobressai a classe do ‘vestuário e calçado’.

Comparando com o mês precedente, em março é de salientar o aumento da contribuição para a variação homóloga do IPC da classe dos ‘transportes’.

Em sentido contrário, o INE sublinha a redução da contribuição das classes do ‘vestuário e calçado’ e dos ‘restaurantes e hotéis’.

Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação de 1,4% em março (-0,5% no mês anterior e 1,4% em março de 2020). Excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos, a variação do IPC foi 1,5% (-0,6% no mês anterior e 2,1% em março de 2020).

Já a variação média dos últimos 12 meses manteve-se nula.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou variação homóloga de 0,1%, taxa inferior em 0,2 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 1,2 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em fevereiro de 2021, esta diferença foi de 0,6 pontos percentuais).

A variação mensal do IHPC foi de 1,5% (-0,5% no mês anterior e 1,6% em março de 2020) e a variação média dos últimos 12 meses foi de -0,2% (valor idêntico ao do mês precedente).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação homóloga estabiliza nos 0,5% em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião