Pandemia provoca 685 mil mortes em excesso na UE

Entre março de 2020 e fevereiro deste ano, foram registadas mais 685 mil mortes na União Europeia face à média dos últimos três anos. Entre janeiro e fevereiro de 2021, pandemia perdeu força.

Entre março do ano passado e fevereiro deste ano, morreram mais 685 mil pessoas na União Europeia (UE) face à média registada entre 2016 e 2019. Dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat apontam que a Covid-19 perdeu força em fevereiro na generalidade dos Estados-membros.

De acordo com o gabinete de estatísticas europeu, os dados relativos à taxa de mortalidade no bloco europeu entre janeiro e fevereiro de 2021 revelam que a pandemia foi “gradualmente” a perder força, aproximando-se em muitos casos das taxas de mortalidade habituais na generalidade dos Estados-membros e países pertencentes à EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre). Contudo há algumas exceções, como é o caso da República Checa, Eslováquia, Bulgária, Polónia, Estónia e Malta.

Ainda assim, no acumulado desde março, a mortalidade em excesso ascendeu a 685 mil pessoas, sendo que só em 2020 morreram mais cerca de 540 mil pessoas na Europa face à média dos últimos três anos anteriores.

No período mais crítico da primeira vaga da pandemia, entre meados de março e meados de maio, morreram mais 175 mil pessoas na UE. Ao mesmo tempo, entre outubro de dezembro do ano passado, houve mais 340 mil mortes face à média.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia provoca 685 mil mortes em excesso na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião