Jonhson & Jonhson volta a distribuir vacina contra a Covid-19 na Europa, Noruega e Islândia

Com a avaliação do regulador europeu, que considera que os benefícios superam os riscos, a vacina da Janssen vai voltar a ser distribuída na Europa.

Depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluir que existe uma possível relação entre a vacina da Janssen e coágulos, mas que os benefícios continuam a superar os riscos, a Jonhson & Jonhson decidiu retomar o envio do fármaco para a União Europeia (UE), Noruega e Islândia.

Na semana passada, a farmacêutica do grupo Johnson & Johnson decidiu “atrasar proativamente” a distribuição da sua vacina contra a Covid-19 na Europa, devido à suspensão preventiva da sua administração nos Estados Unidos da América. Agora, é retomado o envio da vacina Janssen para a UE, Noruega e Islândia, anuncia a empresa em comunicado.

Em causa estavam oito casos reportados nos Estados Unidos de coágulos raros aliados a níveis baixos de plaquetas no sangue. Tendo em conta que “a combinação de coágulos sanguíneos e um baixo nível de plaquetas é muito raro”, segundo apontou a EMA, “os benefícios gerais da vacina da Janssen na prevenção contra a Covid-19 superam os riscos associados aos efeitos secundários”.

“As orientações atualizadas da EMA e dos Profissionais de Saúde estarão disponíveis para as autoridades nacionais de saúde”, notam também. Tendo em conta as conclusões, a farmacêutica irá “atualizar o resumo das características da vacina no folheto para incluir informações importantes sobre o diagnóstico e a gestão do evento raro adverso detetado”.

“A segurança e o bem-estar das pessoas que usam os nossos produtos são nossa prioridade número um”, aponta Paul Stoffels, vice-presidente do Comité Executivo e Diretor Científico da Johnson & Johnson, citado em comunicado. A empresa partilha “o objetivo de aumentar a consciencialização sobre os sinais e sintomas deste evento muito raro para garantir o diagnóstico correto e o tratamento adequado”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jonhson & Jonhson volta a distribuir vacina contra a Covid-19 na Europa, Noruega e Islândia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião