Manchester City abandona Superliga Europeia, Chelsea também estará de saída

O Manchester City confirmou oficialmente a saída da Superliga Europeia. Chelsea deverá tomar decisão semelhante, avança a imprensa internacional.

O Manchester City vai mesmo abandonar a Superliga Europeia: “O Manchester City Football Club pode confirmar que iniciou formalmente os procedimentos para deixar o grupo que está a desenvolver os planos para a Super Liga Europeia”, lê-se num comunicado publicado no respetivo site, que ficou entretanto indisponível, presumivelmente devido ao elevado volume de acessos.

A imprensa internacional avança que o Chelsea deverá abandonar também a Superliga Europeia, depois de protestos dos adeptos à porta de Stamford Bridge. Os jogadores do clube terão dito ao presidente, Bruce Buck, que não gostariam de jogar na Superliga se tal implicasse que ficariam proibidos de participar no futebol internacional, como ameaçou a UEFA.

O plano de 12 clubes ricos para fundarem uma Superliga, um clube fechado de elite, está a levantar muita polémica. No caso do Chelsea, muitos adeptos aglomeraram-se junto ao estádio, antes de um jogo da Premier League, para expressarem oposição à pretenção destes clubes, que está a abalar o futebol europeu.

Entretanto, o vice-chairman executivo do Manchester United, Ed Woodward, que também, esteve envolvido na criação da Superliga, anunciou que vai deixar o cargo no final deste ano. A notícia foi avançada pela BBC Sport.

Desde o início que FIFA e UEFA se posicionaram contra a criação da Superliga. Entretanto, várias federações e ligas europeias também já se manifestaram contra a nova competição, incluindo a LaLiga espanhola, a Bundesliga alemã e a Ligue 1 francesa. O anúncio da criação desta liga também já mereceu a reprovação de líderes políticos como Boris Johnson, Emmanuel Macron e até do primeiro-ministro português, António Costa.

(Notícia atualizada pela última vez às 22h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Manchester City abandona Superliga Europeia, Chelsea também estará de saída

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião