Superliga Europeia vai trazer mudanças ao negócio dos direitos televisivos

  • ECO
  • 20 Abril 2021

As empresas de telecomunicações acabarão por começar a pagar mais pelos direitos televisivos desta nova competição e menos pelos associados às provas nacionais.

A criação de uma Superliga Europeia de futebol terá um impacto significativo sobre os direitos televisivos da modalidade nos países que tiverem clubes a competir. A notícia avançada pelo Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol) revela que empresas de telecomunicações como a Telefónica, a DAZN, a BT, a Mediaset, a Sky ou a Telecom Italia vão ser afetadas por esta novidade.

De acordo com fontes do setor, está em causa uma alteração na estrutura deste negócio, em que estas empresas acabarão por começar a pagar mais pelos direitos televisivos desta nova competição e menos pelos associados às provas nacionais. “Esta situação já ocorreu com a criação da EuroLiga de basquetebol, que provocou uma diminuição dos preços dos direitos de ligas nacionais”, sublinham as fontes citadas pelo jornal.

O setor relembra ainda que um “titular de direitos” televisivos “adquire-os sob determinadas condições” e que, se estas “mudarem porque equipas essenciais” deixam de estar na competição, estes podem sempre “articular mecanismos para proteger o seu investimento”, com vários dos termos dos contratos assinados a poderem ser alterados caso as condições se alterem drasticamente. É o que poderá vir a acontecer se o “Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid” se virem forçados a abandonar a liga nacional, pois esta não será a mesma “sem os três grandes”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Superliga Europeia vai trazer mudanças ao negócio dos direitos televisivos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião