Taxa de inflação homóloga mantém-se nos 0,5% em abril

  • Lusa
  • 30 Abril 2021

Correção dos preços dos bens alimentares face ao período homólogo trava a inflação.

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) deverá manter-se nos 0,5% em abril, segundo a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) também se terá mantido, registando uma variação homóloga de 0,1% em abril.

A taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido 8,1% (2,4% no mês anterior), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação de -1,1% (1,3% em março).

“Esta redução reflete essencialmente um efeito de base associado ao forte aumento dos preços dos produtos alimentares não transformados verificado em abril de 2020”, justifica o INE.

Relativamente ao mês anterior o IPC terá tido uma variação de 0,4% (em março, a variação mensal foi 1,4% e em abril de 2020 tinha sido 0,3%).

Segundo o INE, estima-se uma variação média nos últimos 12 meses de 0,1% (nula no mês anterior).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), por sua vez, terá registado uma variação homóloga de -0,1% (0,1% no mês anterior).

Os dados definitivos referentes ao IPC de abril serão publicados em 12 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de inflação homóloga mantém-se nos 0,5% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião