Rio acusa Costa de hipocrisia e contra-ataca com caso do procurador europeu

Entrevista de nível "rasteiro" e "hipocrisia". É assim que Rui Rio reage, nas redes sociais, às acusados de António Costa de atacar a independência do poder judicial.

A reação de Rui Rio às críticas de António Costa não se fez esperar. Usando as redes sociais, o líder dos social-democratas usa o caso do procurador europeu para contra-atacar o primeiro-ministro, que acusa de “hipocrisia”.

“Numa entrevista de nível rasteiro, António Costa critica o meu discurso do 25/Abril e diz que o PSD quer atacar a independência do poder judicial. Diz isto, na semana em que o Parlamento Europeu o critica pela politização que fez na nomeação do procurador europeu. Que hipocrisia!”, diz Rui rio numa mensagem no Twitter.

Em entrevista ao Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, publicada este domingo na revista Notícias Magazine, António Costa comparou o presidente do PSD, a “um cata-vento” e alertou para os perigos democráticos da “contaminação do PSD pelas ideias do Chega”. E acusou Rio de “meter os princípios na gaveta” no processo de Tancos, que envolve o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, ao fazer “julgamento de tabacaria” durante uma campanha eleitoral porque “dava-lhe jeito para ganhar votos”. “Os princípios não se metem na gaveta, praticam-se mesmo quando são difíceis”, afirmou.

No ataque que António Costa dirigiu a Rui Rio, e que este classificou de “rasteiro”, o primeiro ministro disse ainda que ficou “um bocado perplexo com a facilidade com que alguns políticos comentam as decisões judiciais como os adeptos de um clube de futebol comentam a atuação de um árbitro e gostam da decisão se é [a favor] do seu clube e não gostam se não é. Os juízes e as magistraturas não são árbitros de futebol e os políticos não estão perante os tribunais como os adeptos de um clube estão perante um árbitro”, sublinhou.

Essa degradação do distanciamento da relação dos políticos com a Justiça é uma ameaça perigosa à independência do poder judicial. E fico perplexo quando vejo a forma totalmente normal como se ouvem as propostas que o dr. Rui Rio vai apresentando para a Justiça, são uma ameaça efetiva”, disse ainda.

Rui Rio criticou o facto de Costa dizer que o “PSD quer atacar a independência do poder judicial” quando o “Parlamento Europeu o critica pela politização que fez na nomeação do procurador europeu”. Esta quinta-feira o Parlamento Europeu aprovou uma resolução a manifestar uma “profunda preocupação” pelas “informações erróneas” enviadas pelo Ministério da Justiça sobre as qualificações e a experiência do procurador José Guerra, que ficou em segundo lugar na classificação do comité de seleção europeu. Mas mesmo assim foi nomeado procurado europeu português, pelo Conselho da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rio acusa Costa de hipocrisia e contra-ataca com caso do procurador europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião