Família EDP puxa por Lisboa após reforçar negócio em Espanha

A EDP Renováveis anunciou que fechou mais um contrato de fornecimento de energia limpa em Espanha e impulsiona Lisboa. O BCP e a Galp Energia travam os ganhos.

A semana arranca em alta na bolsa de Lisboa. O PSI-20 valoriza 0,14% para 5.057,22 pontos na sessão desta segunda-feira que é também a primeira do mês. Após abril ter fechado em “terreno” positivo, a generalidade das praças europeias mantém o sentimento positivo, numa altura em que a época de resultados tem marcado as negociações.

A EDP Renováveis anunciou que fechou mais um contrato de fornecimento de energia limpa em Espanha, que vai elevar para 426 MW a capacidade assegurada pela empresa portuguesa no país vizinho. A casa-mãe EDP reage em bolsa a somar 1,1% para 4,673 euros e a eólica valoriza 0,4% para 19,90 euros.

Ainda assim, a líder dos ganhos em Lisboa é a Ibersol, a valorizar 1,6% (para 6,48 euros por ação), apesar de ter anunciado este fim de semana que passou de lucros a prejuízos em 2020, tendo registado um resultado líquido negativo de 55,3 milhões de euros devido ao impacto da crise pandémica.

A Mota-Engil avança 1% para 1,411 euros, depois de ter dito este fim de semana que “a breve trecho, possa ter início a oferta pública de subscrição através da qual se concretizará o aumento de capital” de 100 milhões de euros. Entre outros “pesos pesados” do índice, o retalho negoceia igualmente no verde: a Jerónimo Martins sobe 0,16% e a Sonae 0,19%.

Em sentido contrário, o BCP perde 0,88% para 0,1234 euros, num movimento de correção que se segue a uma semana forte para a banca europeia. Já a Galp Energia cede 0,52% para 9,56 euros, num dia de perdas para o petróleo. O Brent, negociado em Londres, desvaloriza 0,7% para 66,31 dólares por barril e o crude WTI tem perdas na mesma ordem para 63,12 dólares.

Apesar do peso destas cotadas, Lisboa acompanha o sentimento positivo que se vive na Europa, graças às perspetivas de recuperação da economia. O Stoxx 600 sobe 0,1%, tal como o espanhol IBEX 35. O índice de referência francês CAC 40 ganha 0,2% e o alemão DAX valoriza 0,3%. As bolsas estão esta segunda-feira fechadas no Reino Unido, onde se celebra um feriado bancário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Família EDP puxa por Lisboa após reforçar negócio em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião