Rui Moreira: Costa é “extraordinário negociador” mas Carris vai ser bom teste

O presidente da Câmara do Porto elogiou esta quinta-feira, no ECO Talks, a capacidade de negociar do primeiro-ministro. No entanto, há tensões na geringonça que podem dificultar políticas futuras.

O autarca do Porto deixou um elogio ao ex-autarca de Lisboa. Mas os elogios não se prolongam à solução governativa que terá de provar a sua resiliência. Rui Moreira, entrevistado no ECO Talks, afirmou que a situação da Carris é “um teste bastante importante” para o acordo parlamentar das esquerdas, mais do que o foi a questão da Taxa Social Única (TSU).

O Governo tem um trunfo: “António Costa é um extraordinário negociador”, salienta o presidente do Porto, elogiando a equipa de estrategas do primeiro-ministro.

Rui Moreira no ECO Talks

As dúvidas residem na possibilidade de aplicar todas as medidas que estão na estratégia do Executivo. “As canadianas do Governo nem sempre funcionam”, atira, criticando os conflitos internos no acordo das esquerdas que levaram, com a ajuda do PSD, à queda do desconto na TSU que era a contrapartida do Governo para os patrões à subida do salário mínimo.

O maior desafio agora, afirma Rui Moreira, é a questão da municipalização da Carris, que o PCP decidiu chamar ao Parlamento. “O que está a ser anunciado sobre a Carris pode ser um teste bastante importante”, disse o autarca do Porto. É um momento que vai pôr à prova “a capacidade do Governo de empreender os desígnios estratégicos do Presidente da República e do primeiro-ministro, até que ponto é exequível no atual momento parlamentar”, explicou.

Na sua entrevista ao ECO, no formato ECO Talks, o presidente da Câmara do Porto aproveitou para propor também a implementação de uma taxa turística no Porto, uma medida que considera importante para melhor gerir o turismo na segunda maior cidade portuguesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Moreira: Costa é “extraordinário negociador” mas Carris vai ser bom teste

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião