Nas notícias lá fora: Impostos da Amazon, Arsenal e diamantes

  • ECO
  • 4 Maio 2021

Da banca, passando pelas empresas e indo até ao futebol, conheça as notícias que estão a marcar o dia lá fora.

A marcar o dia lá fora está a notícia de que os bancos norte-americanos querem reduzir os depósitos empresariais. Destaque ainda para a Amazon que registou um recorde de receitas na Europa em 2020 mas não pagou qualquer imposto, e ainda para Bruxelas que está à procura de alianças fora da UE para diminuir a dependência industrial da Ásia. É ainda notícia a intenção da Pandora de deixar de usar diamantes minerados.

Financial Times

Bancos norte-americanos querem reduzir depósitos das empresas

Uma onda de dinheiro a inundar os balanços dos bancos durante a pandemia levou algumas das maiores instituições financeiras dos Estados Unidos a tomarem atitudes pouco comuns ao aconselharem os clientes empresariais a retirarem dinheiro dos depósitos. Bancos como o JPMorgan e o Citigroup conversaram com alguns desses grandes clientes, aconselhando-os a colocar o dinheiro em fundos do mercado monetário em vez de depósitos. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

The Guardian

Amazon com receitas de 44 mil milhões na Europa em 2020, mas não pagou imposto

Os últimos registos empresariais da Amazon no Luxemburgo indicam que a empresa obteve receitas recorde de 44 mil milhões de euros na Europa em 2020, mas não pagou qualquer imposto. As contas da Amazon EU Sarl, canal por onde a empresa vende produtos para centenas de milhões de famílias no Reino Unido e em toda a Europa, mostram que, apesar da receita recorde, a unidade sediada no Luxemburgo teve um prejuízo de 1,2 mil milhões de euros, pelo que não teve de pagar qualquer euro ao fisco. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso pago, conteúdo em inglês)

El País

Bruxelas procura alianças fora da UE para diminuir dependência industrial da Ásia

A Comissão Europeia identificou 137 produtos “sensíveis”, dos quais a União Europeia é “altamente dependente” da Ásia, especialmente da China. A pandemia vai levar Bruxelas a atualizar a estratégia industrial apenas um ano após ser lançada, sendo que um dos objetivos é diminuir a elevada dependência destes mercados. O rascunho desta revisão propõe, entre outras medidas, “reunir recursos e construir cadeias de abastecimento alternativas mais fortes e diversificadas” com “aliados e parceiros” fora da UE. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Reuters

CEO do Spotify fez proposta para comprar o Arsenal

O CEO e fundador do Spotify, Daniel Ek, contactou a família do dono do Arsenal, Stan Kroenke, para fazer uma oferta para comprar o clube da Premier League, adiantou o ex-jogador da seleção francesa Thierry Henry. Ek disse na semana passada que garantiu os fundos para comprar o Arsenal, avaliado em 2,8 mil milhões de dólares. Contudo, Kroenke respondeu oficialmente, dizendo continuar “100% comprometido com o Arsenal” e não estar interessado na proposta. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Maior fabricante de joias do mundo vai deixar de usar diamantes minerados

A Pandora, que fabrica mais joias do que qualquer outra empresa no mundo, vai deixar de usar diamantes minerados como parte de um plano para pôr de lado as matérias-primas associadas a métodos de produção antiéticos. A empresa vai, assim, passar a usar apenas diamantes fabricados em laboratórios, devendo lançar a primeira coleção destas pedras em 2022. Esta decisão acontece numa altura em que cada vez há mais relatos de abusos dos direitos humanos nas minas. Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Impostos da Amazon, Arsenal e diamantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião