Buffett escolhe Greg Abel para sucessor na presidência da Berkshire Hathaway

  • Lusa
  • 4 Maio 2021

Buffett disse à CNBC que, caso algo lhe aconteça, Greg Abel, que atualmente supervisiona todas as companhias não-seguradoras da Berkshire, é o primeiro na linha de sucessão.

O vice-presidente da Berkshire Hathaway, Greg Abel, vai suceder ao atual presidente executivo (CEO), Warren Buffett, quando este deixar o cargo, confirmou o multimilionário à cadeia de televisão norte-americana CNBC.

O investidor de 90 anos confirmou o plano de sucessão da Berkshire Hathaway, depois de o vice-presidente Charlie Munger ter revelado o plano durante a reunião anual da empresa, no sábado.

Warren Buffett disse à CNBC que, caso algo lhe aconteça, Greg Abel, que atualmente supervisiona todas as companhias não-seguradoras da Berkshire, é o primeiro na linha de sucessão para o cargo de liderança.

O multimilionário acrescentou ainda que, se por algum motivo Abel não puder ocupar o cargo de CEO, a função será assumida pelo vice-presidente Ajit Jain, que supervisiona a Geico e todas as outras unidades de seguros da Berkshire.

Durante uma conversa na reunião anual sobre a importância de proteger a cultura da Berkshire no futuro, Buffett disse que o modelo operacional descentralizado da companhia, que supervisiona e gere um conjunto de empresas subsidiárias, só funcionará se a empresa tiver a cultura certa.

Apesar de estar definido o plano de sucessão, Warren Buffet adiantou que não tem planos para se reformar.

A Berkshire planeou há já algum tempo dividir o trabalho de Buffett em três partes quando ele sair: um CEO para supervisionar a alocação de capital e as operações da companhia, gerentes de investimento para administrar o portfólio de ações e, em separado, um presidente do conselho executivo.

No passado, Buffett tinha-se recusado a indigitar o próximo CEO, mas tinha já adiantado que Greg Abel, de 59 anos, era visto como um provável candidato.

Howard Buffett, filho mais velho do multimilionário, que já faz parte do conselho executivo da Berkshire, deverá tornar-se o próximo presidente da empresa.

Greg Abel supervisiona muitas das mais de 90 subsidiárias da Berkshire desde 2018, incluindo a ferroviária BNSF, todas as empresas de serviços públicos, retalho e indústria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Buffett escolhe Greg Abel para sucessor na presidência da Berkshire Hathaway

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião