Portugal deixará de ter a terceira maior dívida pública da UE em 2024

De acordo com as previsões dos Programas de Estabilidade dos Estados-membros, Portugal deixará de ter a terceira maior dívida pública da UE em 2024, sendo ultrapassado por França.

Desde o segundo trimestre de 2011, período em que fez um pedido externo de ajuda financeira, Portugal é o terceiro país da União Europeia com o maior rácio de dívida pública, uma posição que mantém 10 anos depois. Após o forte impacto da crise financeira e das dívidas soberanas na década anterior, a crise pandémica veio agravar de novo o endividamento público e há países europeus que não contam descê-la tão cedo, o que permitirá a Portugal melhorar a sua posição nesse “ranking”.

De acordo com o levantamento feito pelo ECO das previsões que constam dos Programas de Estabilidade, já entregues à Comissão Europeia, Portugal manterá a terceira maior dívida pública da União Europeia até 2023, apesar de a reduzir após o máximo anual alcançado no ano passado (133,6% do PIB). Contudo, a partir de 2024, tanto França como a Bélgica irão ter um rácio superior ao do Estado português.

Em Portugal, o Governo espera conseguir reduzir o peso da dívida pública na economia em mais de 15 pontos percentuais entre 2020 e 2024, beneficiando do crescimento económico (PIB) e da melhoria das contas públicas à medida que o país vai recuperando do impacto da pandemia. Esta previsão tem subjacente também o princípio de que os encargos com a dívida (juros) vão manter-se em níveis historicamente baixos.

Dívida pública não vai baixar na Bélgica e França

Fonte: Programas de Estabilidade entregues à Comissão Europeia. Dívida pública em percentagem do PIB.

Contudo, essa redução do endividamento público não está nos planos de todos os países europeus. É o caso da Bélgica onde o Governo espera uma subida dos 114,1% atingidos em 2020 para os 117,4% do PIB em 2024. O mesmo verifica-se em França onde se prevê um aumento de 155,7% para os 118% do PIB em 2024. Esta evolução compara com a queda de 133,6% para os 117,1% do PIB em 2024 prevista pelo Governo português.

Uma trajetória semelhante à de Portugal é adotada por Espanha onde a dívida pública deverá baixar dos 120% alcançados em 2020 para os 112,1% do PIB em 2024, mantendo-se abaixo do nível de endividamento público português. O mesmo acontece no Chipre, país onde a dívida pública de 118,2% do PIB em 2020 passará para 92,9% do PIB em 2024.

A maior redução do rácio será protagonizado pela Grécia com uma redução de quase 40 pontos percentuais em quatro anos. Ainda assim, ficará com a maior dívida pública da União Europeia, mas mais próxima de Itália, que tem a segunda maior dívida: a Grécia passará de uma dívida de 205,6% do PIB para 166,1% do PIB ao passo que a de Itália passará de 155,8% do PIB para 152,7%.

Esta análise foi feita ainda sem os Programas de Estabilidade dos 27 Estados-membros da União Europeia estarem disponíveis, mas os países em falta têm níveis de dívida pública inferiores, ficando fora do “clube” dos países europeus com um rácio superior a 100%, mesmo após a crise pandémica. A Alemanha foi incluída na tabela como referência por ser a maior economia europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal deixará de ter a terceira maior dívida pública da UE em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião