Britânicos podem viajar para Portugal a partir de 17 de maio

Portugal entra na "lista verde" do Reino Unido, para onde os britânicos podem viajar sem grandes restrições. Também Gibraltar e Israel estão incluídos nesta lista de 12 países e territórios.

Portugal encontra-se na “lista verde” de países para onde os britânicos podem viajar sem grandes restrições, anunciou o governo de Boris Johnson esta sexta-feira. Nem todos os países europeus estão nesta lista, que inclui apenas 12 países e territórios.

O governo britânico irá levantar as restrições de viagens a partir de dia 17 de maio. A partir dessa data, os ingleses poderão fazer viagens não essenciais e Portugal está de portas abertas para os turistas.

A lista em causa é apenas aplicada a Inglaterra, mas Portugal já era também considerado um país seguro para os galeses e escoceses.

Segundo o secretário de Estado britânico dos Transportes, Grant Shapps, há um total de 12 países e territórios nesta “lista verde” que será revista a cada três semanas a partir da abertura. Quem viaje para estes países apenas precisará de um teste negativo à Covid-19 no regresso ao Reino Unido, sem ser necessária a quarentena que até agora estava em vigor.

Nesta lista, além de Portugal estão também Gibraltar e Israel e, segundo a BBC, estão também incluídos: Islândia, Brunei, Ilhas Faroé, Singapura, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Falkland, Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, Ilhas Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha. O secretário de Estado avisou ainda que, em caso de dúvida, qualquer um destes países fica a ser observado com mais atenção e até regredir para outra cor caso seja necessário.

Já era expectável que Portugal estivesse incluído nesta lista de “destinos seguros” devido à média diária de novos casos em território nacional se manter consistentemente abaixo dos 500. A informação tinha sido avançada pela imprensa inglesa e o próprio embaixador disse estar confiante de que o país faria parte deste conjunto de países.

Além do mais, algumas companhias aéreas já anteciparam a entrada de Portugal na “lista verde” britânica, com voos marcados logo para 17 de maio e, algumas, até acrescentaram novos voos ao que estava inicialmente previsto.

Uma boa notícia para o turismo português e, em particular, algarvio. No entanto, alguns países europeus também bastante procurados pelos britânicos não tiveram a mesma sorte. Segundo o governante, França, Espanha e Grécia estão na “lista amarela” o que significa que além do teste, o isolamento é também obrigatório.

Com total proibição, na “lista vermelha” encontram-se países como África do Sul e Brasil, que já lá estavam, mas foram ainda adicionados mais três: Nepal, Maldivas e Turquia.

(Notícia atualizada às 17h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Britânicos podem viajar para Portugal a partir de 17 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião