Portugal pode entrar na “lista verde” de destinos de férias do Reino Unido

Segundo o The Telegraph, a entrada de Portugal na lista é possível pelo facto de, neste momento, a taxa média diária de casos em território nacional se manter consistentemente abaixo de 500.

A possibilidade dos turistas britânicos poderem fazer férias em Portugal parece cada vez mais provável. De acordo com o The Telegraph (acesso pago, conteúdo em inglês), Portugal deverá ser adicionado à “lista verde” de destinos turísticos para os quais os britânicos poderão viajar este verão sem terem, posteriormente, de fazer quarentena no regresso.

A inclusão de Portugal a essa lista de “destinos seguros” parece provável pelo facto de, neste momento, a taxa média diária de casos em território nacional se mantém consistentemente abaixo dos 500, refere o jornal. O valor fica, à partida, bastante abaixo do registado no Reino Unido, que tem uma taxa média diária de novas infeções superior a 2.000. Por essas razões, o país poderá ser sugerido para integrar a referida lista.

“Portugal deve ser verde a partir de 17 de maio”, adiantou Paul Charles, CEO da consultora de viagens The PC Agency ao The Telegraph. O facto de ser um país com uma baixa taxa de difusão de outras “variantes” da doença que não a britânica, com uma “baixa taxa de infeção” e onde se tem registado um “aumento da implementação da vacinação e uma boa sequenciação genómica” apresentam-se como as razões por trás desta assunção, acrescenta.

Espera-se que o Reino Unido inclua na “lista verde” todos os países que já tenham administrado a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 a 30% da população e é expectável que essa meta seja atingida em breve por Portugal. Efetivamente, o país espera atingir a imunidade de grupo no “início” deste verão, se a taxa de vacinação se mantiver elevada, adiantou Diogo Serras Lopes, secretário de Estado da Saúde.

O secretário de Estado responsável pela pasta dos Transportes no Reino Unido, Grant Shapps, deverá anunciar quais os países que fazem parte de cada um dos três grupos que compõem este “semáforo” (verde, amarelo, vermelho) já a 7 de maio, para que o turismo internacional possa retomar no dia 17 do mesmo mês.

Caso Portugal seja incluído na “lista verde”, os viajantes que voltem ao Reino Unido deixarão de ser obrigados a permanecer em quarentena durante 11 dias em hotéis aprovados pelo governo, necessitando apenas de realizar um teste PCR que comprove que não estão infetados com a doença.

As proibições de voos entre ambos os países cessou no passado mês de março, com a ministra do Turismo, Rita Marques, a garantir que tentaria “a todo o custo evitar quarentenas e testes adicionais Covid-19” para as chegadas internacionais, acreditando que o Reino Unido continuaria a ser o seu principal mercado de turistas mesmo depois da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal pode entrar na “lista verde” de destinos de férias do Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião