N26 terá “supervisor especial” para controlo de branqueamento de capitais
Regulador financeiro alemão intervém dois anos depois de ter aconselhado a fintech a reforçar controlo contra o branqueamento de capitais. "Supervisor especial" só foi adotado uma vez em 2018.
O regulador financeiro alemão (BaFin) ordenou ao banco digital N26 que reforce os seus controlos contra o branqueamento de capitais. Para tal, nomeou um supervisor especial, que será da auditora Mazars, para monitorizar esta fintech, informa o Financial Times.
O BaFin veio intervir dois anos depois de ter aconselhado ao banco que fizesse algo contra o branqueamento de capitais. O N26, um dos bancos digitais que mais cresceu na Europa, precisará de “retificar deficiências tanto na monitorização das tecnologias de informação como na diligência devida aos clientes” e de “assegurar que dispõe dos recursos humanos, técnicos e organizacionais adequados para cumprir as suas obrigações ao abrigo da lei contra o branqueamento de capitais”, esclareceu o regulador.
A própria fintech admite ser necessário fazer mais nesta área, apesar de já ter iniciado algum trabalho. Segundo o jornal, o banco digital prometeu controlar melhor as transações, impor medidas de segurança adicionais no que respeita à verificação da identidade dos clientes e reforçar os recursos dedicados à luta contra o branqueamento de capitais.
O regulador não deu nenhum prazo para corrigir as falhas, contando com o “supervisor especial” para entender como agir com o N26.
Quanto ao cargo de “supervisor especial”, a auditora responsável não respondeu ao jornal. Contudo, este é um cargo raro, tendo sido adotado apenas em 2018 com o Deutsche Bank.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
N26 terá “supervisor especial” para controlo de branqueamento de capitais
{{ noCommentsLabel }}