IBM diz que escassez de chips pode durar mais dois anos

  • ECO
  • 14 Maio 2021

Jim Whitehurst, presidente da IBM, diz que a empresa terá de ser capaz de encontrar formas alternativas de satisfazer a procura dos consumidores.

Jim Whitehurst, presidente da gigante tecnológica americana IBM, revelou que a falta de chips que tem vindo a ser sentida internacionalmente pode durar mais dois anos, em declarações à BBC. Isto numa altura em que muitas empresas têm visto a sua produção ser atrasada por causa da escassez de semicondutores.

O responsável máximo da empresa disse que seriam necessários “dois anos” para que exista “capacidade incremental suficiente em linha para aliviar todos os aspetos da escassez de chips”. Isto porque existe “um grande desfasamento” entre o momento em que “uma tecnologia é desenvolvida, em que [uma fábrica] vai para construção e em que os chips” estão produzidos.

Assim, Whitehurst admitiu que a IBM terá de ser capaz de encontrar formas alternativas de satisfazer a procura dos consumidores. A “reutilização, prolongando a vida útil de certos tipos de tecnologias informáticas”, bem como a aceleração do “investimento nestas [fábricas de produção], para conseguirmos o mais rapidamente possível obter mais capacidade” a esse nível, são algumas das soluções que propõe.

A escassez de semicondutores foi potenciada pela existência de uma maior procura, por parte dos consumidores, de televisões, telemóveis e consolas, numa altura em que a pandemia os obrigou a ficar por casa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IBM diz que escassez de chips pode durar mais dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião