Henrique Araújo é o novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça

  • ECO
  • 18 Maio 2021

Novo presidente do STJ prevê tempos sejam exigentes para o sistema judicial devidos aos “efeitos devastadores da pandemia [de Covid-19] na vida das famílias e das empresas”.

Henrique Araújo foi eleito presidente do Supremo Tribunal de Justiça. O juiz conselheiro de 67 anos foi o escolhido entre os três candidatos à sucessão a António Piçarra que agora abandona o cargo.

Maria dos Prazeres Beleza e os juízes conselheiros António Alexandre e Henrique Araújo estavam na corrida, tendo este último sido o escolhido para assumir o lugar de presidente do Supremo Tribunal e liderar, por inerência, o Conselho Superior da Magistratura.

Henrique Araújo era, atualmente, juiz-conselheiro na 6ª secção cível. Antes da eleição afirmava prever tempos sejam exigentes para o sistema judicial devidos aos “efeitos devastadores da pandemia [de Covid-19] na vida das famílias e das empresas”.

Afirmou que são tempos que “vão exigir um enorme esforço de adaptação e reforço das estruturas judiciais” para dar resposta ao “inevitável aumento da procura”.

Na sua candidatura, o conselheiro propôs uma gestão moderna, transparente e participada dos recursos materiais e humanos, a revisão do modelo de funcionamento dos serviços de assessoria, promoção de debates sobre temas jurídicos da atualidade e uma melhor comunicação do tribunal com o exterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Henrique Araújo é o novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião