Nas notícias lá fora: criptomoedas, multinacionais e Cepsa

  • ECO
  • 26 Maio 2021

Vários presidentes executivos de bancos dos EUA dizem estar cautelosos relativamente à utilização de criptomoedas. Na Irlanda, as Finanças recusam subir imposto sobre lucros das multinacionais.

Do outro lado do Atlântico, vários presidentes executivos de bancos norte-americanos dizem estar cautelosos relativamente à utilização de criptomoedas, ao mesmo tempo na Irlanda sublinha que não tem a intenção de aumentar a sua taxa de imposto sobre os lucros das multinacionais. No plano empresarial, a Cepsa está a tentar vender as centrais termoelétricas em Espanha, enquanto a Mango investe para remodelar 800 lojas próprias.

Financial Times

Bancos americanos cautelosos com uso de criptomoedas

Vários presidentes executivos de bancos norte-americanos dizem estar cautelosos relativamente à utilização de criptomoedas, num testemunho publicado ates da sua audição no Senado esta quarta-feira. As declarações de Brian Moynihan do Bank of America, Jane Fraser do Citigroup e Charles Scharf do Wells Fargo surgem num momento em que os reguladores financeiros tentam encontrar uma resposta para o crescimento explosivo e volatilidade extrema do mercado das criptomoedas que, neste momento, não tem qualquer supervisão nacional. Simultaneamente, os grupos financeiros estão a ser pressionados pelos consumidores e pelas empresas que querem entrar neste negócio.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Sky News

Irlanda recusa subir imposto sobre lucros das multinacionais

O ministro das Finanças irlandês disse que a Irlanda não tem a intenção de aumentar a sua taxa de imposto sobre os lucros das sociedades, que é uma das mais baixas do mundo. O também presidente do Eurogrupo rejeitou assim o projeto do Presidente dos EUA de estabelecer uma taxa de imposto mundial de “pelo menos” 15%. “Temos reservas realmente importantes sobre uma taxa de imposto mínimo mundial a um nível tal que isso significaria que só alguns países, e algumas grandes economias, poderiam beneficiar dessa base”, disse Paschal Donohoe, na Sky News, prevendo que o país vá manter a taxa de imposto sobre os lucros das sociedades em 12,5%, ainda durante numerosos anos.

Leia a notícia completa na Sky News (acesso livre, conteúdo em inglês).

Expansión

Cepsa põe à venda centrais termoelétricas em Espanha

A Cepsa, a segunda maior petrolífera de Espanha, está a tentar vender as suas centrais termoelétricas no país. A decisão visa acelerar o seu plano de reestruturação, numa altura em a maioria das empresas do setor pretende transitar o negócio para as energias renováveis e menos poluentes. Pode ser a maior venda em bloco deste tipo de ativos no país.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol).

Cinco Días

Mango investe para remodelar 800 lojas próprias

Mango aposta forte nas lojas físicas num momento em que as vendas online têm sido a grande resposta para o retalho em especial o têxtil. E enquanto a concorrentes optam por fechar lojas, a estratégia da Mango é lançar um plano de investimento para renovar cerca de 800 lojas, o que equivale a uma boa parte dos estabelecimentos próprios que compõem a sua rede. O primeiro passo é dado já este ano com a renovação de 42 pontos de venda, sendo apenas 18 em Espanha, num investimento de dez milhões de euros, para as adaptar ao novo conceito de loja que se estreia esta quarta-feira com uma flagship store no Paseo de Gracia de Barcelona.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Reuters

UE é parcialmente culpada pela morte de migrantes no Mediterrâneo, diz ONU

A União Europeia (UE) é parcialmente culpada pelas mortes de migrantes que cruzam o Mediterrâneo devido a pedidos de socorro sem resposta, obstrução dos esforços de resgate humanitário e os chamados “retrocessos” à Líbia, aponta a Organização das Nações Unidas (ONU) esta quarta-feira. As taxas de mortalidade estão a aumentar e só este ano pelo menos 632 morreram nesta rota, assinala o relatório “Lethal Disregard” da instituição liderada por António Guterres.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: criptomoedas, multinacionais e Cepsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião