Bolsa de Lisboa acompanha subidas na Europa, com menos receio da inflação

Os investidores estão menos receosos face às perspetivas de subida da inflação. Os índices europeus acompanham os mercados asiáticos e apresentam ganhos, incluindo a bolsa de Lisboa.

O alívio dos receios com a subida da inflação está a dar alento às bolsas europeias, que negoceiam com ganhos ligeiros esta quarta-feira. A bolsa de Lisboa acompanha a tendência também observada nos mercados asiáticos.

Declarações do vice-presidente da Fed na terça-feira conseguiram acalmar os investidores. Richard Clarida assegurou que o banco central norte-americano será capaz de conter uma subida da inflação sem fazer descarrilar a recuperação económica dos EUA.

A garantia foi bem recebida nos mercados de capitais. O pan-europeu Stoxx 600 valoriza 0,2%, o britânico FTSE 100 soma 0,1%, o francês CAC-40 avança 0,2%, o alemão DAX sobe 0,3% e o espanhol IBEX-35 ganha 0,2%. Em Portugal, o PSI-20 recupera 0,31%, para 5.227,4 pontos.

O principal índice português está a ser impulsionado pelas subidas no setor energético, mas pressionado pela banca.

A EDP Renováveis valoriza 0,87%, para 19,78 euros por ação, enquanto a casa-mãe EDP soma 0,21%, para 4.763 euros cada título. O setor da construção também brilha: a Mota-Engil avança 1,16%, para 1.477 euros.

Evolução das ações da EDP Renováveis:

No retalho, a Jerónimo Martins sobe 0,78% e os CTT 0,49%. Nas telecomunicações, a Nos avança 0,27% e também contribui para os ganhos na bolsa de Lisboa.

Pelo contrário, o banco BCP está a impedir uma valorização superior do índice. A instituição financeira liderada por Miguel Maya perde 0,32%, para 15,63 cêntimos. Já a Galp Energia negoceia com uma perda marginal de 0,04%.

No mercado das matérias-primas, o barril de Brent, referência para as importações nacionais, encarece 0,57%, para 69,04 dólares, enquanto, no mercado dos metais preciosos, o ouro continua a trajetória de valorização iniciada nos últimos dias, negociando a 1.905,2 dólares a onça.

Quanto às criptomoedas, a bitcoin volta a ganhar terreno e troca de mãos a 40.423,92 dólares, uma subida intradiária de 3,56%, ou de 3,37% considerando o período dos últimos sete dias. O Ethereum ganha 7,67%, para 2.871,26 dólares.

A semana deverá ficar marcada pela divulgação dos dados da inflação em abril nos EUA. A leitura deverá cifrar-se nos 3,5%, o maior aumento desde 2008, de acordo com um consenso recolhido pela Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa acompanha subidas na Europa, com menos receio da inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião