Confiança dos consumidores sobe após três meses em queda

Indicador de confiança dos consumidores melhorou este mês, enquanto o indicador do clima económico em Portugal estabilizou em níveis positivos, revela o INE.

O sentimento dos consumidores portugueses relativamente à economia portuguesa melhorou em setembro. Trata-se da primeira vez nos últimos quatro meses em que isso acontece.

Dados divulgados esta manhã pelo Instituto Nacional de estatística (INE), mostram que o indicador de confiança dos consumidores aliviou de um valor negativo de 13,3, em agosto, para -12,4, em setembro. Desde maio deste ano que este indicador não apresentava um sinal de melhoria.

“A recuperação do indicador de confiança dos consumidores em setembro deveu-se ao contributo positivo de todas a componentes, perspetivas relativas à evolução da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar, da poupança e do desemprego”, refere o INE.

Já o indicador de clima económico — calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade – estabilizou nos 1,4 pontos, em setembro, depois de ter aumentado em julho e em agosto (para 1,3 e 1,4 pontos, respetivamente).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores sobe após três meses em queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião