INE revê em baixa taxa de desemprego em julho

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 29 Setembro 2016

Em julho, o desemprego caiu para 10,9%. Em agosto, terá aumentado para 11% mas os dados ainda são provisórios.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em baixa a estimativa da taxa de desemprego em julho. Os dados publicados esta quinta-feira apontam para uma taxa de 10,9%, abaixo da estimativa provisória de 11,1%, que tinha sido avançada no mês anterior. O desemprego tem vindo a cair desde fevereiro, realça o Instituto.

A taxa de 10,9% registada em julho representa uma quebra de 0,2 pontos percentuais face ao mês anterior e de 1,4 pontos comparando com julho de 2015. Ao todo, são contabilizados 559,8 mil desempregados (menos 1% face ao mês anterior) e quase 4,57 milhões de empregados (mais 0,5%), indicam os dados ajustados de sazonalidade.

Em agosto, a taxa de desemprego terá atingido 11%, mas esta estimativa do INE ainda é provisória e está sujeita a correções no próximo mês. Caso este valor se torne definitivo, o desemprego terá subido neste mês, interrompendo o movimento de quebra dos últimos meses.

Taxa de desemprego

Fonte: INE (Valores em percentagem, ajustados de sazonalidade) *Estimativa provisória
Fonte: INE (Valores em percentagem, ajustados de sazonalidade) *Estimativa provisória

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INE revê em baixa taxa de desemprego em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião