Portugal continua entre os países com mais desemprego na UE

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 30 Setembro 2016

Desemprego estabilizou nos 10,1% na zona euro em agosto.

Portugal continua entre os países da União Europeia com taxas de desemprego mais elevadas. De acordo com os dados do Eurostat divulgados esta sexta-feira, a estimativa ainda provisória de 11% coloca Portugal na sexta pior posição do ranking do desemprego em agosto.

Com valores mais altos estão Grécia (23,4%, embora neste caso o valor mais recente reporte a junho), Espanha (19,5%), Croácia (12,9%), Chipre (12,1%) e Itália (11,4%). No extremo oposto está a República Checa, com uma taxa de 3,9%.

As estimativas do Eurostat permitem perceber que, tanto na União Europeia como na zona euro, o desemprego estabilizou face ao mês anterior e recuou em comparação homóloga. A taxa de 10,1% registada na zona euro é a mais baixa desde julho de 2011. Já a taxa de 8,6% na União Europeia continua em mínimos de março de 2009.

A taxa de 11% referente a Portugal foi divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mas os dados são provisórios e estão sujeitos a revisão no próximo mês.

Taxa de desemprego

Fonte: Eurostat (Valores em percentagem da população ativa)
Fonte: Eurostat (Valores em percentagem da população ativa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal continua entre os países com mais desemprego na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião