China vai permitir que casais tenham três filhos
A China vai avançar com medidas para conter a redução da taxa de natalidade e o envelhecimento da população, riscos para as perspetivas económicas de longo prazo.
A China vai permitir que todos os casais tenham um terceiro filho. O objetivo é conter a redução da taxa de natalidade e o envelhecimento da população, que são riscos para as perspetivas económicas do país. A política de natalidade chinesa, que ditava que a maioria das famílias apenas poderia ter um filho, tem vindo a ser relaxada nos últimos anos.
Numa reunião do Partido Comunista da China, terá sido acordado que “permitir que cada casal tenha três filhos e implementar políticas de apoio relacionadas ajudará a melhorar a estrutura da população”, segundo avança a agência de notícias chinesa Xinhua, citada pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).
Não ficou claro quando a mudança entrará em vigor, mas a reunião serviu para discutir as principais medidas políticas a serem implementadas num período de cinco anos, que começou este ano. Neste encontro, também terão decidido que a China “prudentemente aumentará a idade de reforma de maneira gradual”.
A política de natalidade chinesa tem sido reformada nos últimos anos, sendo que em 2016 passou a ser permitido um segundo filho. No entanto, a medida contribuiu pouco para reverter a queda da taxa de natalidade, fenómeno que significa que a população do país pode começar a diminuir em breve.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
China vai permitir que casais tenham três filhos
{{ noCommentsLabel }}