Brexit está a afetar os lucros da Ryanair
A companhia aérea low cost revelou uma quebra nos lucros do terceiro trimestre. Apesar dos desafios, a Ryanair reiterou a meta para os resultados acima dos mil milhões no total do ano.
Os lucros da companhia aérea Ryanair sofreram uma queda de 8% no último trimestre de 2016, como consequência do processo da saída do Reino Unido da União Europeia. Ainda assim, a empresa irlandesa mantém a meta de resultados para o total do ano.
De acordo com o relatório divulgado em Londres, os lucros registaram uma queda para 95 milhões de euros. Os analistas consultados pela Bloomberg antecipavam um resultado líquido de 101,6 milhões de euros, aquém dos 103 milhões registados no mesmo período do ano anterior.
Os lucros foram atingidos também pela concorrência no setor da aviação, uma vez que os baixos custos do combustível provocam tarifas ainda mais baratas.
“Prevemos que a libra se mantenha volátil durante algum tempo e talvez venhamos a enfrentar quedas no crescimento económico no Reino Unido e na Europa por causa do Brexit”, acrescenta a Ryanair.
“Pode ser que se verifiquem oportunidades para uma expansão para alguns aeroportos britânicos mas prevemos um crescimento mais lento do que aquele que estava previsto no Reino Unido o que vai provocar mudanças em relação à capacidade em outros mercados europeus”, indica o mesmo relatório.
A companhia de aviação mostra-se igualmente preocupada com o valor da libra face ao euro, pois desde o resultado do referendo que apoiou a saída do Reino Unido da União Europeia, a moeda britânica caiu 14 por cento em relação ao euro.
Apesar das preocupações relacionadas diretamente com o Reino Unido, a Ryanair sublinha que o negócio está a “crescer com força” na Alemanha. E aproveitou para reiterar a meta de resultados no total do ano, apontando para valores entre 1,3 e 1,35 mil milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brexit está a afetar os lucros da Ryanair
{{ noCommentsLabel }}