PSI-20 desce 0,76%. Cotadas da aviação cedem após decisão do Reino Unido

A bolsa nacional cedeu pela segunda sessão consecutiva com a EDP Renováveis a cair quase 2%. Várias praças europeias também caíram, principalmente as cotadas da aviação.

O PSI-20 desvalorizou 0,76% para os 5.121,29 pontos esta quinta-feira, acumulando duas sessões consecutivas no vermelho.

Também na Europa as praças europeias fecharam com quedas, à exceção do alemão DAX que subiu 0,3%. O espanhol IBEX cedeu 0,1% e o britânico FTSE desvalorizou 0,5%. A maioria dos índices ficou perto de inalterado.

Em Lisboa, das 18 cotadas que integram atualmente o PSI-20, 13 desvalorizaram, quatro subiram e uma cotada ficou inalteradas.

A maior queda foi protagonizada pela EDP Renováveis ao desvalorizar 1,98% para os 18,36 euros. A Corticeira Amorim, a Altri, a Nos, o BCP, a Mota Engil e os CTT também caíram mais de 1%.

A conter as perdas do PSI-20 esteve a Sonae com uma subida de 1,02% para os 79,5 cêntimos e a Ibersol com uma valorização de 0,99% para os 6,1 euros.

Na Europa, o destaque entre as cotadas vai para as transportadoras aéreas que foram penalizadas pela decisão do Reino Unido de retirar Portugal da lista verde das viagens internacionais. A britânica Easyjet desceu cerca de 6%, a International Airlines Group (fusão da British Airways com a Iberia) cedeu mais de 5% e a irlandesa Ryanair desvalorizou mais de 4%. A empresa alemã de turismo, a TUI, perdeu mais de 3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 desce 0,76%. Cotadas da aviação cedem após decisão do Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião