Sodim comprou mais 362.650 ações da Semapa

  • Lusa
  • 4 Junho 2021

A holding Sodim comprou mais 362.650 ações da Semapa, de acordo com um comunicado publicado na CMVM.

A holding Sodim comprou mais 362.650 ações da Semapa, na terça, quarta, quinta-feira e esta sexta-feira, de acordo com um comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na nota, a Semapa adianta que “a sociedade Sodim, SGPS, S.A. comunicou, na presente data, à Semapa – Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. que adquiriu em bolsa”, em várias operações, um total de 362.650 títulos do grupo.

Assim, a holding comprou 2.151 ações representativas de 0,003% do capital social da Semapa, no passado dia 01 de junho, uma ação (0,000001% do capital) no dia 02 de junho e 725 ações (0,001%) no passado dia 03 de junho, bem como 359.773 ações representativas de 0,443% do capital da Semapa, na presente data.

A Semapa foi ainda “informada pela Sodim que aquela comunicação resultou do facto de a Sodim ser uma entidade estreitamente relacionada com os Senhores Eng.º José Antônio do Prado Fay, Eng.º João Nuno de Sottomayor Pinto de Castello Branco, Dr. Vítor Paulo Paranhos Pereira, Dr. Ricardo Miguel dos Santos Pacheco Pires, Dr.ª Filipa Mendes de Almeida de Queiroz Pereira, D.ª Mafalda Mendes de Almeida de Queiroz Pereira e D.ª Lua Mónica Mendes de Almeida de Queiroz Pereira”, tendo em conta são administradores da Sodim e da Semapa.

Na terça-feira, a Sodim anunciou a renúncia à condição de sucesso de atingir 90% dos direitos de voto na Semapa no âmbito da oferta pública de aquisição que lançou sobre o grupo, tendo assegurado 80,67% do capital, segundo um comunicado ao mercado.

Na nota, a Sodim indicou que “até à hora de encerramento do dia de hoje, 01 de junho de 2021, do período de aceitação da sua Oferta, foram transmitidas ordens de aceitação desta sua Oferta para um total de 6.230.426 ações, correspondentes a cerca de 7,67% do capital da Semapa e a 7,80% dos direitos de voto”, recordando que, “de acordo com as condições da Oferta, estas ordens de aceitação tornaram-se irrevogáveis a partir da presente data”.

Além disso, “durante a parte decorrida do período da Oferta, a Sodim adquiriu no mercado regulamentado da Euronext Lisbon, até ao final do período de negociação de hoje em tal mercado, um total de 892.133 ações da Semapa, correspondentes a cerca de 1,10% do respetivo capital social e a 1,12% dos direitos de voto da Semapa”.

Por isso, e “atendendo aos níveis de aceitação verificados até ao momento, entende a Sodim, desde já, informar que irá renunciar, na data de apuramento de resultados da Oferta, e em conformidade com o previsto nos documentos da mesma, à condição de sucesso aposta na sua Oferta”, ou seja, atingir um mínimo de 90% dos direitos de voto na Semapa, “pelo que todas as ordens de venda de ações transmitidas pelos senhores acionistas aos seus intermediários financeiros no âmbito da Oferta irão ser aceites e executadas”.

A Sodim pediu ainda, no dia 25 de maio, a prorrogação até hoje do período da Oferta Pública de Aquisição (OPA) que lançou sobre a Semapa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sodim comprou mais 362.650 ações da Semapa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião