Sodim já garantiu 82% da Semapa e abdica de ter 90%

  • ECO
  • 1 Junho 2021

A holding da família Queiroz Pereira já garantiu 82,09% dos direitos de voto no âmbito da OPA à Semapa. Além disso, a Sodim revela que abdica de ter 90% dos votos da empresa.

A Sodim já garantiu 82,09% dos direitos de voto no âmbito da oferta de aquisição pública (OPA) da Semapa, que está a decorrer. Ao mesmo tempo, a holding da família Queiroz Pereira informa também, em comunicado enviado à CMVM, que vai prescindir de ter 90% dos votos da empresa do setor da pasta e do papel.

“Até à hora de encerramento do dia de hoje [terça-feira], 1 de junho de 2021, do período de aceitação da Oferta, foram transmitidas ordens de aceitação desta Oferta para um total de 6.230.426 ações, correspondentes a cerca de 7,67% do capital da Semapa e a 7,80% dos direitos de voto”, informa a Sodim, na nota enviada esta terça-feira à CMVM.

Nesse contexto, a holding da família Queiroz Pereira anuncia que tem já “assegurado que passará a deter, direta e indiretamente, após a conclusão da Oferta, pelo menos, 80,67% do capital social correspondente a 82,09% dos direitos de voto da Semapa”.

Ao mesmo tempo, a Sodim revela que vai prescindir de ter 90% dos votos da Semapa, o mínimo que tinha sido estipulado aquando do anúncio da OPA, mas que era passível de renúncia. “Atendendo aos níveis de aceitação verificados até ao momento, entende a Sodim, desde já, informar que irá renunciar”, na data de apuramento de resultados da Oferta “à condição de sucesso”, lê-se no comunicado.

A Sodim refere ainda que vai dar instruções ao BCP e ao Caixa – Banco de Investimento, S.A para comprarem todas as ações “que lhes venham a ser oferecidas para compra”, ao preço de 11,66 euros.

Antes da operação, a Sodim era dona de 58,4 milhões de ações da Semapa, incluindo 19,4 milhões de títulos diretamente e outros 38,96 milhões de títulos na posse da Cimo – Gestão de Participações. Isto corresponde a 71,906% do total do capital da Semapa. A OPA lançada em fevereiro visa o capital que a holding ainda não detém: ou seja, cerca de 28,1% do capital que estão na posse de outros investidores.

O prazo para aceitação, ou não, da oferta foi adiado até 4 de junho, pelo que os acionistas que decidam vender as suas ações têm até às 15h desse dia para comunicar esta intenção. Já os resultados da Oferta deverão ser comunicados ao mercado três dias depois, a 7 de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sodim já garantiu 82% da Semapa e abdica de ter 90%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião