Inês Sousa Real eleita porta-voz do PAN. Exige “mais” no OE 2022

A líder parlamentar do PAN foi eleita porta-voz do partido em substituição de André Silva que está de saída da vida política. No seu discurso disse que vai exigir "mais" no OE 2022.

Inês Sousa Real foi eleita este domingo como porta-voz do partido Pessoas, Animais e Natureza. A atual líder parlamentar substitui assim André Silva, o primeiro deputado do PAN que está de saída da vida política.

A lista A, liderada por Sousa Real, venceu com 109 votos dos delegados presentes, 14 em branco e dois nulos. Os estatutos do partido definem que o porta-voz é o filiado que “consta em primeiro lugar na lista mais votada em congresso para a Comissão Política Nacional”.

A comissão política nacional irá reunir esta tarde para tomar posse e constituir a comissão política permanente, órgão que faz a gestão diária do partido. O mandato de Inês Sousa Real é de dois anos.

Foi também aprovado por unanimidade um voto de saudação a André Silva, porta-voz desde 2014 e até ao momento a cara principal do partido. Nelson Silva irá substituir André Silva na Assembleia da República.

PAN exige “mais” no Orçamento do Estado para 2022

No seu discurso de encerramento, Inês Sousa Real definiu o Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) e as eleições autárquicas como os próximos “momentos fundamentais” do partido. “Mais do que momentos, estas são oportunidades para, não só fazer avançar a causa PAN, como para conduzir o PAN rumo a uma viragem para o país, para além da visão de curto prazo e redutora dos sucessivos governos“, argumentou a porta-voz.

Em relação ao OE 2022, a líder parlamentar do PAN deixou uma “mensagem clara para o Governo de António Costa: queremos mais. Exigimos mais“. O PAN fez parte no ano passado da maioria que viabilizou o Orçamento, apesar do voto contra do Bloco, tornando-se indispensável para as contas do PS agora que só tem o apoio do PCP e PEV.

E de seguida elencou as prioridades do partido para as negociações orçamentais: “Queremos proteger os oceanos, as florestas, os animais, reduzir o número de pessoas em risco e em situação de pobreza, o número de pessoas sem acesso à saúde e ao trabalho, reaproximar o ordenado mínimo da média europeia e trabalhar para um melhor nivelamento do salário médio“.

Além disso, “queremos também ter mais e melhores investimentos na saúde, nos profissionais da educação, das forças de segurança, dos vigilantes da natureza e tantos outros profissionais-chave”. Quanto aos fundos europeus, nomeadamente os da “bazuca europeia” (Plano de Recuperação e Resiliência), o PAN quer que estes sirvam para “potenciar o empreendedorismo e a economia verde”.

(Notícia atualizada às 15h04 com declarações de Inês Sousa Real)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inês Sousa Real eleita porta-voz do PAN. Exige “mais” no OE 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião