Federação denuncia “utilização abusiva” da Seleção em campanha de marca de whisky

FPF "irá tomar todas as providências necessárias" para impedir que seja utilizada abusivamente como acontece com a Famous Grouse. A distribuidora Prime Drinks fala em "mal-entendido".

A campanha da Famous Grouse para o Euro 2020 está na mira da Federação Portuguesa de Futebol que denunciou a “utilização abusiva do nome da Seleção Nacional” numa campanha de comunicação e marketing promovida pela marca de uísque distribuída pela Prime Drinks. A campanha da marca foi pensada para o mercado nacional e implicou um investimento de mais de meio milhão de euros. Um “mal-entendido”, diz a Prime Drinks.

“A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) denuncia a utilização abusiva do nome da Seleção Nacional numa campanha de comunicação e marketing, promovida por uma marca de uísque, relacionada com a presença de Portugal no Campeonato da Europa 2020”, avisa a Federação em comunicado. “A FPF repudia de forma veemente o aproveitamento e a exploração irresponsável por parte daquela marca de direitos que não lhe pertencem e cuja utilização não foi autorizada”, atira.

A Federação “irá tomar todas as providências necessárias para impedir que a marca da Seleção Nacional seja utilizada abusivamente por quem não tem esse direito”, diz ainda, assegurando que “jamais permitirá que o seu nome seja associado a práticas relacionadas com apostas ou previsões desportivas”.

 

A marca Famous Grouse não é referida no comunicado da Federação, mas esta marca de whisky, distribuída em Portugal pela Prime Drinks, está na rua com uma campanha multimeios, com presença em TV, cinema, publicidade exterior e digital, acompanhando o percurso da seleção de Portugal na fase de grupos do Euro 2020, num investimento superior a 500 mil euros, segundo noticiou o Jornal de Negócios.

 

 

“Esse é o valor de investimento para os vários meios. A The Famous Grouse é, nos últimos anos, a marca de whisky que em Portugal mais investe em televisão e cinema, procurando desta forma dinamizar toda a categoria”, disse Guilherme Alves, gestor da marca em Portugal, citado pelo Jornal de Negócios. A campanha foi “pensada, desenvolvida e produzida em exclusivo pelo mercado português, pretendendo desta forma criar uma mensagem realmente relevante para o consumidor local”, refere ainda.

Federação alerta para “ambush marketing”

Mas a ação não cumpre os requisitos da Federação que já nesta semana, em comunicado conjunto com a Auto Regulação Publicitária (ARP), alertava para os perigos do “ambush marketing” a propósito do Euro 2020, no qual a Seleção Nacional de Futebol está a defender o título de campeã europeia.

“A FPF está atenta ao cumprimento dos direitos dos patrocinadores que devem ser observados e implementará as medidas necessárias para fazer cessar as práticas abusivas que venham a ser identificadas”, disse Nuno Moura, Chief Marketing Officer da Federação Portuguesa de Futebol, citado em comunicado.

“Apenas as empresas que tenham celebrado um Acordo com a UEFA poderão beneficiar de qualquer associação à Competição, pelo que não deverão ser explorados, direta ou indiretamente, quaisquer direitos sem prévio consentimento escrito por parte da UEFA”, lembra a Federação e a ARP, em comunicado conjunto, lembrando ainda que “a prática de associação indevida ao Euro 2020 e à Seleção Nacional não representa apenas um crime punível, mas é, também, um ato antipatriótico e que será exposto a todos os consumidores.”

Um mal-entendido, diz a Prime Drinks

A Prime Drinks fala em “mal-entendido” e garante que está a cumprir “escrupulosamente todas as regras e princípios publicitários da legislação em vigor“, numa reação enviada ao ECO.

“A Prime Drinks lançou uma campanha com a marca The Famous Grouse. Esta campanha cumpre escrupulosamente todas as regras e princípios publicitários da legislação em vigor, nomeadamente no que respeita a peças, siglas ou nomes protegidos, que não são em momento algum usados nas ativações em curso”, afirma fonte oficial da distribuidora.

A empresa diz estar a “providenciar um contato” com a Federação “de forma a esclarecer a situação, que consideramos ser um mal-entendido.”

(notícia atualizada dia 9 de junho às 12h30 com reação da Prime Drinks)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Federação denuncia “utilização abusiva” da Seleção em campanha de marca de whisky

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião