Vender na OPA ao BPI? Só até hoje

Termina esta terça-feira o período da oferta pública de aquisição do CaixaBank sobre o BPI. Se quiser vender as suas ações, pode fazê-lo até às 15h30.

Termina esta terça-feira o período da Oferta Pública de Aquisição (OPA) do CaixaBank sobre o BPI. Se tem ações do banco português e deseja vendê-las ao grupo catalão ao preço de 1,134 euros, tome nota: só o poderá fazer até às 15h30, uma hora antes do fecho da bolsa.

As ações do BPI fecharam a cair 2,21% para os 1,106 euros. Ou seja, o banco negoceia com uma cotação 2,47% (ou 2,8 cêntimos) abaixo do preço da oferta espanhola, o que não reflete tanto a desconfiança dos investidores em relação ao sucesso da operação, mas antes a incerteza que poderá seguir-se à OPA.

De resto, os analistas até estão confiantes quanto ao êxito da operação que vai colocar o BPI em mãos espanholas. Também Gonzalo Gortázar, presidente do CaixaBank, manifestou a sua confiança aquando da apresentação dos resultados do banco com sede em Barcelona: “Esperamos que o resultado da OPA, que termina na próxima semana, seja satisfatório”.

Caso prefira conservar as suas ações, também está no seu direito. Ainda assim, os analistas alertam para os riscos de não vender na OPA. “Pode ser posteriormente sujeito a uma oferta potestativa ou, na sua ausência, manter uma posição no capital do banco aceitando a menor liquidez que poderá haver em bolsa na sua negociação”, referiu a Patris.

O resultado da oferta será apurado em Sessão Especial de Mercado Regulamentado da Euronext Lisbon, que terá lugar na próxima quarta-feira, dia 8 de fevereiro.

O BPI registou um aumento de 32,5% dos lucros para 313,2 milhões de euros em 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vender na OPA ao BPI? Só até hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião