Nova “meme stock” Orphazyme dispara quase 1.400%

As ações da Orphazyme admitidas à negociação na bolsa norte-americana Nasdaq dispararam até 1.387% durante a última sessão, terem acabado por fechar com um ganho de 302% para 21 dólares.

O fenómeno das meme stocks — ações com valorizações fora do comum impulsionadas pelas redes sociais e investidores de retalho — continuam a gerar fortes movimentos nos mercados. A mais recente empresa a ser apanhada é a biotecnológica dinamarquesa Orphazyme. Os títulos chegaram a disparar quase 1.400%.

As ações da Orphazyme admitidas à negociação na bolsa norte-americana Nasdaq dispararam até 1.387% durante a última sessão, tendo acabado por fechar com um ganho de 302% para 21 dólares (contra 5,23 dólares na sessão anterior).

Na sessão desta sexta-feira na bolsa dinamarquesa, estes títulos ganham cerca de 70% e a empresa já emitiu um comunicado a explicar não saber quais as razões para este frenesim. “Os investidores que compram ações da empresa denominadas em dólares ou ações da empresa podem perder uma parte significativa de seus investimentos se o preço dos títulos caírem posteriormente”, alertou a Orphazyme, citada pela Bloomberg (acesso condicionado).

Acrescentou que “não está ciente de qualquer mudança material nos programas de desenvolvimento clínico, condição financeira ou resultados de operações que expliquem tal volatilidade de preço ou volume de negociação”.

Os investidores aguardam uma importante atualização sobre a aplicação de um tratamento experimental para a doença de Niemann-Pick, cujo medicamento arimoclomol está sob revisão nos EUA. No entanto, nenhuma informação foi divulgada pelo assunto, levando a crer que o movimento é de uma meme stock.

Depois da GameStop e da AMC, outros títulos têm sido alvo de “ataques” dos investidores de retalho, cuja ação concertada é frequentemente delineada nas redes sociais. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA disse esta semana que está a acompanhar a situação à procura de sinais de manipulação de mercado.

Desempenho da Orphazyme no Nasdaq

Fonte: Reuters

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova “meme stock” Orphazyme dispara quase 1.400%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião