Investidores sem medo da inflação: S&P 500 sobe há quatro semanas

O principal índice norte-americano sobe há quatro semanas consecutivas. Os investidores estão agora mais confiantes de que a inflação elevada é uma tendência passageira.

As bolsas norte-americanas registaram ganhos ligeiros na última sessão da semana. Depois de conhecerem a taxa de inflação em maio, os investidores aguardam agora pela reunião da Reserva Federal (Fed), marcada para a próxima semana.

Neste contexto, o S&P 500 avançou 0,17%, para 4.246,56 pontos, enquanto o industrial Dow Jones somou 0,01%, para 34.471,19 pontos. O tecnológico Nasdaq voltou a superar a fasquia dos 14.000 pontos, tendo subido 0,30%, para 14.062,96 pontos.

O índice financeiro encerrou deste modo a quarta semana consecutiva de ganhos, acumulando uma valorização ligeira de 0,42%. O índice industrial caiu 0,79% no acumulado da semana. Já as ações do setor da tecnologia avançaram 1,85%.

Na quarta-feira, os mercados vão testar o compromisso da Fed com a política monetária de juros baixos. A reunião de dois dias do banco central acontece depois de anunciado que a inflação nos EUA acelerou para 5% em maio, em termos homólogos, a leitura mais elevada dos últimos 13 anos.

A Fed acredita que a inflação é transitória, mantendo-se elevada por comparar com os primeiros meses da pandemia em 2020. E os investidores estão agora mais confiantes de que a tendência é mesmo passageira, como tem insistido Jerome Powell.

Múltiplos fatores têm puxado pelos preços dos produtos, como a escassez de mão de obra num contexto de desemprego elevado, mas também os vários problemas na cadeia mundial de abastecimento. Contudo, a própria expectativa de inflação pode contribuir para a subida dos preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investidores sem medo da inflação: S&P 500 sobe há quatro semanas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião