Ordem dos Advogados comemora 95 anos

Foi a 12 de Junho de 1926 que foi publicado o decreto que criou a Ordem dos Advogados, a primeira ordem profissional fundada no nosso país. Atualmente conta com mais de 30 mil inscritos.

A Ordem dos Advogados Portugueses, assinala dia 12 de Junho, 95 anos de existência. Em comunicado publicado no portal da instituição, o bastonário Luís Menezes Leitão relembra que a Ordem dos Advogados assinala mais um aniversário numa altura “em que o país ainda está a atravessar a situação de pandemia, que tantos danos causou ao Estado de Direito, à Justiça em geral e à advocacia em particular”.

Frisando de seguida que os advogados sempre se caracterizaram pela sua capacidade de resistir às adversidades, e assim continuarão em defesa do Estado de Direito e dos direitos, liberdades, e garantias dos cidadãos, que são a razão de ser da sua existência.

Foi a 12 de Junho de 1926, que foi publicado o Decreto 11.715, de 12 de Junho, que criou a Ordem dos Advogados, a primeira ordem profissional fundada no nosso país. A sua criação deve-se essencialmente a três personalidades: Abranches Ferrão, autor do projeto inicial do diploma; Manuel Rodrigues, Ministro da Justiça que promoveu a sua aprovação, e Vicente Rodrigues Monteiro, que procedeu à implementação em concreto da Ordem dos Advogados, vindo a ser o seu primeiro bastonário.

No seu artigo 2º, o Decreto 11.715 já referia quais as funções da Ordem dos Advogados, que ainda hoje estão presentes no actual Estatuto da OA, a saber: determinar quais são as pessoas que estão habilitadas a exercer a advocacia; defender os direitos, imunidades e interesses dos seus membros; exercer o poder disciplinar sobre os advogados por forma a assegurar-se o prestígio da classe e a garantir-se a observância das boas normas de conduta profissional; contribuir para o progresso do direito e para o aperfeiçoamento das instituições judiciárias e auxiliar a administração da justiça”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ordem dos Advogados comemora 95 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião