Nas notícias lá fora: Espanha, coronavírus e Elon Musk

  • ECO
  • 14 Junho 2021

Espanha vai receber 19 mil milhões da "bazuca" europeia em 2021. No Reino Unido será adiado o levantamento das restrições e na Alemanha discute-se o fim do uso de máscara.

Espanha deverá receber 19 mil milhões de euros da “bazuca” europeia ainda este ano. Ainda sobre o coronavírus, o Reino Unido deverá ter o levantamento de restrições adiado e na Alemanha já se discute deixar a máscara de lado. Destaque também para o anúncio de Elon Musk, de que voltará a aceitar bitcoin na compra de um Tesla quando esta usar mais energia limpa.

El País

Espanha vai receber 19 mil milhões da “bazuca” europeia em 2021

Dos 80 mil milhões de euros que a Comissão Europeia vai emitir em títulos de longo prazo até dezembro para financiar a “bazuca”, 19 mil milhões irão para a Espanha, que receberá quase 25% do dinheiro do fundo de recuperação europeu em 2021. Esses recursos podem começar a chegar a Madrid antes do verão, que será a segunda capital a receber “luz verde” da Comissão, a seguir a Lisboa.

Leia a notícia completa no El País (acesso condicionado, conteúdo em espanhol).

El Economista

Número de hipotecas que mudaram de entidade bancária triplicou desde final de 2020

A banca tem acelerado, nos últimos meses, o “roubo” de empréstimos à habitação devido às baixas taxas de juro, que usam para fazer campanhas direcionadas a clientes de outros bancos. O número de empréstimos para a aquisição de habitação que mudou de entidade bancária triplicou desde o final do ano passado e em março totalizou 3.524 operações. Um número que contrasta com os cerca de 1.200 registados nos meses anteriores.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

The Guardian

Musk volta a aceitar bitcoins quando usar mais energia limpa

Depois de fazer disparar o valor da bitcoin ao investir na moeda virtual, mas também ao passar a aceitar o pagamento dos Tesla com esta divisa, Elon Musk deu o dito por não dito. Manteve a aposta na moeda, mas quem quer um elétrico da marca norte-americana deixou de o poder fazer com bitcoin, para já. O patrão da Tesla vem agora dizer que “quando houver a confirmação de um uso razoável de energias limpas por parte de quem minera a bitcoin, a Tesla irá voltar a aceitar compras com bitcoin”. Uma declaração que voltou a fazer disparar a moeda. Subiu mais de 5%.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

Reuters

Boris Johnson prepara-se para anunciar adiamento no levantamento das restrições

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, deverá anunciar esta segunda-feira que o levantamento total das restrições da Covid-19 será adiado devido à preocupação causada com o rápido aumento de infeções associadas à variante Delta do novo coronavírus, que é 40% mais transmissível que a britânica. A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, altura em que bares, discotecas e outros locais que ainda se encontravam encerrados poderiam reabrir totalmente. Só no último domingo, as autoridades britânicas reportaram 7.490 novos casos de Covid -19 e oito mortes, com o número de novas infeções a aumentar quase 50% entre 7 e 13 de junho em comparação com a semana anterior.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Alemanha recomenda fim do uso de máscara obrigatório

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, sugeriu o fim da obrigatoriedade do uso de máscara para atividades ao ar livre, pois as infeções Covid-19 diminuíram no país. Na sua opinião, as máscaras continuarão a ser recomendadas “quando em dúvida”, por exemplo, quando se viaja ou se reúne com outras pessoas dentro de casa.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Espanha, coronavírus e Elon Musk

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião