Quem tem mais de 40 anos já pode agendar a vacina da Covid-19

O auto-agendamento online para a toma da vacina contra a Covid-19 passa agora também a estar disponível para as pessoas com 40 ou mais anos.

Os utentes com idade igual ou superior a 40 anos podem a partir desta terça-feira fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a Covid-19. Até agora, esta ferramenta estava disponível para os utentes com 43 ou mais anos.

Esta informação consta já na página do Governo dedicada à Covid-19. Trata-se, portanto, de um alargamento desta ferramenta, que vai permitir o acesso a um universo ainda mais abrangente de cidadãos. Nesse sentido, este alargamento vai permitir que as pessoas entre os 40 e os 42 anos, inclusive, possam também agendar a vacina contra a Covid-19.

Lançada a 23 de abril, esta plataforma já permitiu a inscrição de mais de um milhão de pessoas, sendo que o objetivo a longo/médio prazo é “substituir o agendamento manual por um agendamento mais automático”, uma vez que “precisamos de recursos humanos para estar a vacinar”, explicou o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo, na semana passada.

Há cerca de uma semana, a plataforma veio permitir o auto-agendamento dos maiores de 43 anos, contudo, importa sublinhar que este processo não é imediato, pelo que o auto-agendamento não significa que existam vagas disponíveis para os próximos dias. No que toca à faixa etária dos utentes entre os 43 e os 44 anos, por exemplo, a esmagadora maioria dos utentes só terão vaga a partir de 21 de junho, segundo revelou fonte oficial da task force ao ECO.

Esta plataforma permite que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

Segundo o último relatório divulgado na terça-feira passada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há já mais de 3,9 milhões de portugueses vacinados com uma dose da vacina (o que representa 39% da população), dos quais mais de 2,3 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (23% da população). Entre as faixas etárias, a população com 80 ou mais anos é a que tem maior taxa de vacinação (97% com as duas doses), seguida pelos 65-79 anos (94% com pelo menos uma dose da vacina) e pelos 50 aos 64 anos (59% com uma dose da vacina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quem tem mais de 40 anos já pode agendar a vacina da Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião