Auto-agendamento online para maiores de 50 anos já arrancou

O auto-agendamento online para a toma da vacina contra a Covid-19 passa agora também a estar disponível para as pessoas com 50 ou mais anos.

A plataforma de auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 permite a partir desta quinta-feira a inscrição dos utentes com 50 ou mais anos. O objetivo é que os cidadãos possam escolher o local, bem como a data em que pretendem ser vacinados.

Esta informação consta já na página do Governo dedicada à Covid-19. Trata-se, portanto, de um alargamento desta plataforma, que vai permitir o acesso a um universo ainda mais abrangente de cidadãos. Recorde-se que há duas semanas esta ferramenta passou também a estar disponível para as pessoas com mais de 55 anos.

Este alargamento já tinha sido antecipado pelo coordenador da task force que adiantou ainda, em entrevista à TVI (acesso livre), que “a faixa etária dos 50 anos já está a ser vacinada através de agendamento local”. O vice-almirante garantiu também que a vacinação será acelerada em todo o país, uma vez que há mais doses que irão chegar a Portugal. Só nos próximos dias estima-se que cheguem 1,4 milhões de vacinas.

Segundo o último relatório de vacinação divulgado pela DGS, há já mais de 3,5 milhões de portugueses vacinados com uma dose da vacina (o que representa 34% da população), dos quais mais de 1,6 milhões de cidadãos já completaram o processo de vacinação (16% da população). Entre as faixas etárias, a população com 80 ou mais anos é a que tem maior taxa de vacinação (90% com as duas doses), seguida pelos 65-79 anos (92% com pelo menos uma dose da vacina) e pelos 50 aos 64 anos (44% com uma dose da vacina).

Com uma maior disponibilidade das vacinas, as pessoas com mais de 40 anos vão começar a ser vacinadas a partir de dia 6 de junho, enquanto os maiores de 30 anos vão começar a ser inoculados a partir de dia 20 de junho. De acordo com Henrique Gouveia estima-se que Portugal atinja a imunidade de grupo, isto é, ter 70% da população vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina a 8 de agosto.

A plataforma de auto-agendamento foi lançada a 23 de abril, sendo que numa fase inicial era apenas destinada aos maiores de 65 anos. Permite a que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auto-agendamento online para maiores de 50 anos já arrancou

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião