Fed endurece discurso sobre inflação e assusta Wall Street

Após reunião da Fed em que o banco central antecipou as perspetivas de subida de juros, um dos decisores políticos sinalizou que o aumento das taxas poderá ser ainda mais rápido.

Wall Street abriu em queda com renovados receios da inflação. O presidente da Reserva Federal de St. Louis, James Bullard, alertou que a aceleração dos preços está a ser mais robusta que o previsto, sugerindo um ritmo mais rápido de subida das taxas de juro por parte da Fed.

Em entrevista à CNBC, Bullard explicou que está entre os sete decisores políticos da Fed que defendem uma subida das taxas de juro já no próximo ano com a pandemia “a chegar ao fim”. Na semana passada, a instituição liderada por Jerome Powell decidiu antecipar a subida de juros para 2023, sendo que antes a projeção era de que esta mexida apenas iria acontecer em 2024.

Em reação, o índice industrial Dow Jones cai 0,59% para 33.622,70 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 recua 0,40% para 4.204,78 pontos e o tecnológico Nasdaq perde 0,45% para 14.096,929 pontos. O índice de volatilidade CBOE sobe para o nível mais alto desde 21 de maio.

“Os dados em torno da inflação vão continuar a ser ruidosos. Vão fazer aumentar a volatilidade. Vemos mais investidores a tentarem encontrar um posicionamento”, disse David Grecsek, diretor-geral de estratégia de investimento e investigação da Aspiriant, em declarações à Reuters. Apesar disso, sublinhou que “há uma quantidade razoável de dados que mostram que a escalada da inflação deverá ser temporária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed endurece discurso sobre inflação e assusta Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião