Quase 7% dos trabalhadores já meteram baixa por Covid-19

  • ECO
  • 30 Junho 2021

Já foram atribuídas 509 mil baixas a 310 mil pessoas desde o início da pandemia. Medida custou 107 milhões de euros ao Estado.

Desde que a pandemia apareceu no país, em março do ano passado, quase 7% dos trabalhadores portugueses estiveram de baixa devido ao novo coronavírus. Os dados, cedidos ao Público (acesso pago) pelo Ministério do Trabalho, indicam que já foram atribuídos mais de 500 mil subsídios por Covid-19, sendo que janeiro foi o mês com mais pedidos de baixas médicas.

Até 22 de junho, “foram deferidos 509 mil subsídios por doença Covid-19” a um total de 310 mil pessoas, indicou o Ministério de Ana Mendes Godinho. Contas feitas, isto mostra que 6,7% dos trabalhadores portugueses estiveram de baixa devido ao novo coronavírus, tendo recebido 100% da remuneração durante um período máximo de 28 dias, sem contar com o período de isolamento profilático.

Estes 509 mil subsídios devem-se ao facto de uma pessoa poder prorrogar o período de baixa, clarifica o ministério, adiantando que janeiro foi o mês com mais pedidos, num total de cerca de 156 mil. Cerca de 54% do total de pedidos foram feitos por mulheres, com Lisboa e Porto a liderarem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 7% dos trabalhadores já meteram baixa por Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião