Ferrari duplica vendas, mas no luxo ninguém bate a Porsche
Vendas de carros estão a aumentar. A Peugeot lidera, enquanto a BMW desafia o lugar no pódio da Mercedes. Longe do top estão as marcas de luxo, mas a crescer de forma expressiva.
As vendas de automóveis estão a recuperar, mas os números continuam aquém do que eram antes da pandemia. Os registos de veículos ligeiros de passageiros subiram 25,6% na primeira metade do ano, com muitas marcas a apresentarem crescimentos de dois dígitos. Chegam mesmo aos três dígitos no caso da Ferrari que, este ano, mais do duplicou o número de cavallino rampante a saírem dos concessionários em Portugal.
Enquanto a Peugeot cresce 34,8%, mais do dobro da Renault, para segurar a “vitória” nas vendas nos primeiros seis meses deste ano, ainda que com uma vantagem de menos de 500 carros, a Mercedes apresenta um aumento bem mais ligeiro, de 6,9%, que deixa o último lugar do pódio das vendas ao alcance da BMW. Enquanto a marca da estrela vendeu 6.612 unidades, a BMW regista 6.322.
Mercedes e BMW, marcas consideradas premium, estão a conseguir crescer, desafiando os lugares cimeiros da tabela de vendas de automóveis no mercado nacional. Ficam à frente de outras, com modelos mais acessíveis, como a Citröen, Seat ou Opel, que fecha o top 10 com cerca de 3.300 unidades comercializadas.
Longe destes tops estão outras marcas, mais exclusivas. Mas que estão a crescer de forma expressiva, registando aumentos de vendas que batem tudo e todos. É o que acontece com a Ferrari. É verdade que não se trata de uma marca que venda milhares de unidades, logo poucos novos veículos vendidos acabam por ter impacto na variação percentual. Ainda assim, um crescimento de 116,7% merece nota.
A marca do cavallino rampante colocou nas estradas nacionais 13 veículos com preços a começar nas centenas de milhares de euros, mas que podem chegar mesmo aos milhões. No ano passado, no mesmo período, as vendas tinham-se ficado pelas seis unidades.
A Ferrari disparou nas vendas, mas outras marcas de luxo também apresentaram fortes crescimentos. A Bentley vendeu mais 50% neste primeiro semestre, contabilizando um total de 15 unidades, as mesmas que a Aston Martin, enquanto a Maserati se ficou pelos dez veículos.
A Lamborghini vendeu nove dos seus superdesportivos, menos um que no mesmo período do ano passado. Foi, entre estas marcas exclusivas, a única a apresentar uma quebra (-10%), enquanto a Porsche foi das que menos cresceu: as vendas aumentaram apenas 2,4%, mas neste caso já estamos a falar de uma marca que vende muitos automóveis.
A fabricante do mítico 911 comercializou 377 unidades nos primeiros 180 dias de 2021, ou seja, quase dois veículos por dia. Este volume de vendas coloca a Porsche no ranking das vendas deste ano acima de marcas bem mais acessíveis, como é o caso da Honda ou da Mazda, deixando-a no encalço da Jeep.
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