Levou vacina da Astra? Veja quando deve tomar a 2.ª dose

Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca deve tomar já a segunda. Até 23 de julho, todas as pessoas que tomaram esta vacina vão ser totalmente imunizados contra a Covid-19.

Perante a variante Delta, Portugal está a acelerar o plano de vacinação. Está a dar mais primeiras doses das vacinas contra a Covid-19, mas também decidiu encurtar o prazo para a toma da segunda dose da vacina da AstraZeneca. Prazo encolheu para oito semanas. Veja quando deve tomar a sua.

O intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca foi reduzido de 12 para oito semanas para garantir “mais rápida proteção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus SARS-CoV-2, disse, em meados de junho, a Direção-Geral da Saúde.

Assim, quem tomou a primeira dose até 25 de abril está já a tomar a segunda dose que, de acordo com os ensaios realizados, permitirá uma maior eficácia contra a variante Delta, isto numa altura em que esta é já responsável por 70% das novas infeções que, por sua vez, estão a disparar. No último relatório da DGS foram registados 2.605 novos casos, um máximo desde 13 de fevereiro.

Quem tomou a vacina da AstraZeneca depois de 25 de abril pode ver até quando deverá receber a segunda dose neste quadro disponibilizado pelo SNS no Twitter:

O objetivo da task force é acelerar ao máximo a proteção das pessoas que já têm uma dose da vacina da AstraZeneca, que foi administrada apenas a maiores de 60 anos, faixa etária considerada de maior risco perante a Covid-19.

Gouveia e Melo revelou que vai, nas próximas duas semanas, chegar às 140 mil vacinas administradas por dia, um reforço face à capacidade atual justificado, em parte, com estas segundas doses da AstraZeneca.

“Pretende-se também possibilitar a todos os utentes que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, até 23 de maio, receber a segunda dose da vacina, sem marcação”, diz a task force. Recorde-se que está em marcha um sistema de “casa aberta” que permite que pessoas com mais de 45 anos pode aparecer nos centros de vacinação sem qualquer agendamento e receber a vacina contra a Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Levou vacina da Astra? Veja quando deve tomar a 2.ª dose

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião