Para fazer face à procura, Leroy Merlin abre dois centros de logística

Com o crescimento do mercado de construção, bricolage e jardins, a Leroy Merlin acaba de inaugurar dois novos espaços de logística em Palmela e Oliveira do Bairro.

A pandemia fez disparar a procura por materiais de construção, bricolage e jardim. O Leroy Merlin registou um crescimento de 304%. Para cumprir com os prazos de entrega e disponibilidade de stock o grupo apostou em dois novos espaços ligados à logística, o Centro de Distribuição Regional Margem Sul, em Palmela, e o Armazém Centralizado de Cerâmica, em Oliveira do Bairro.

“Estas aberturas são fruto de um projeto de reposicionamento das plataformas regionais da Marca e da necessidade que a Leroy Merlin sente de estar mais próxima dos seus clientes e de agilizar os processos em loja e o fluxo de stocks. Com este projeto-piloto do Centro de Distribuição Regional Margem Sul, a Leroy Merlin quer avançar rumo à criação de uma infraestrutura de plataformas que responda às necessidades de apoio às lojas, ao mesmo tempo que retira das lojas tarefas logísticas que não acrescentam valor, libertando-as para a preparação dos Pedidos Cliente e outras funções de valor acrescentado”, explica José Miranda, diretor de operações de supply chain da Leroy Merlin em Portugal.

O novo Centro de Distribuição Regional Margem Sul, situado em Palmela, tem cerca de 6.500 metros quadrados divididos entre cerca de 3.000m2 de placa operacional e os restantes para uma zona de armazenamento em altura, conta com três naves logísticas, oito cais desnivelados de cargas e descargas e uma capacidade de armazenamento de 3.700 paletes em rack. Destacam-se ainda os espaços sociais para as equipas e uma zona de open space para potenciar o trabalho colaborativo.

A estrutura vai servir as lojas de Almada, Setúbal, Barreiro, Montijo e Évora. A escolha da localização justifica-se pela sua proximidade às lojas, que rentabiliza os custos operacionais e de pegada de carbono face à Plataforma Regional de Lisboa. O novo Centro de Distribuição Regional Margem Sul terá disponível uma zona exclusiva para utilizar o serviço de Click & Collect para recolher as encomendas feitas previamente em loja ou online.

O Armazém Centralizado de Cerâmica, situado em Oliveira do Bairro, tem 3.000 metros quadrados e está inserido numa estratégia de gestão de políticas de stock. Este espaço visa dar resposta a variáveis inerentes a esta tipologia de artigos, como o espaço, a gestão dos lotes e as quebras possíveis em stock. Com este novo armazém, a Leroy Merlin quer fazer entregas a nível nacional em 48h, quer em loja, quer ao domicílio do cliente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Para fazer face à procura, Leroy Merlin abre dois centros de logística

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião