Semana de trabalho de quatro dias foi um “sucesso” na Islândia

  • ECO
  • 6 Julho 2021

Na maioria dos locais de trabalho a produtividade foi mantida ou até melhorada. Atualmente 86% da força de trabalho islandesa já decidiu trabalhar menos horas.

Os testes com a semana de trabalho de quatro dias na Islândia foram “um sucesso esmagador”, segundo revelaram os investigadores dos estudos. Além do mais, já está a produzir efeitos nos padrões de trabalho dos islandeses.

Na experiência, realizada entre 2015 e 2019 pelo laboratório de ideias Autonomy no Reino Unido e a Association for Sustainability and Democracy na Islândia, os trabalhadores recebiam o mesmo por trabalhar menos horas. Na maioria dos locais de trabalho a produtividade foi mantida, ou até mesmo melhorada, segundo as conclusões do estudo.

Além do mais, o bem-estar dos trabalhadores que participaram melhorou em vários indicadores, nomeadamente com a redução do risco de burnout.

O estudo contou com cerca de 2.500 trabalhadores da capital islandesa, Reiquiavique, o que equivale a cerca de 1% da força de trabalho do país.

Como resultado deste estudo, os sindicatos islandeses já começaram a negociar a redução da semana de trabalho para a restante população ativa. Segundo a BBC esta negociação teve já um resultado positivo, uma vez que 86% da força de trabalho islandesa já decidiu trabalhar menos horas pelo mesmo salário ou em breve terá o direito a fazê-lo.

Mas a Islândia não é o único país onde esta experiência está a decorrer. De acordo com a BBC o mesmo acontece em Espanha e Nova Zelândia e, segundo o The Independent, este modelo será também testado no Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Semana de trabalho de quatro dias foi um “sucesso” na Islândia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião