Semana de trabalho de quatro dias foi um “sucesso” na Islândia
Na maioria dos locais de trabalho a produtividade foi mantida ou até melhorada. Atualmente 86% da força de trabalho islandesa já decidiu trabalhar menos horas.
Os testes com a semana de trabalho de quatro dias na Islândia foram “um sucesso esmagador”, segundo revelaram os investigadores dos estudos. Além do mais, já está a produzir efeitos nos padrões de trabalho dos islandeses.
Na experiência, realizada entre 2015 e 2019 pelo laboratório de ideias Autonomy no Reino Unido e a Association for Sustainability and Democracy na Islândia, os trabalhadores recebiam o mesmo por trabalhar menos horas. Na maioria dos locais de trabalho a produtividade foi mantida, ou até mesmo melhorada, segundo as conclusões do estudo.
Além do mais, o bem-estar dos trabalhadores que participaram melhorou em vários indicadores, nomeadamente com a redução do risco de burnout.
O estudo contou com cerca de 2.500 trabalhadores da capital islandesa, Reiquiavique, o que equivale a cerca de 1% da força de trabalho do país.
Como resultado deste estudo, os sindicatos islandeses já começaram a negociar a redução da semana de trabalho para a restante população ativa. Segundo a BBC esta negociação teve já um resultado positivo, uma vez que 86% da força de trabalho islandesa já decidiu trabalhar menos horas pelo mesmo salário ou em breve terá o direito a fazê-lo.
Mas a Islândia não é o único país onde esta experiência está a decorrer. De acordo com a BBC o mesmo acontece em Espanha e Nova Zelândia e, segundo o The Independent, este modelo será também testado no Reino Unido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Semana de trabalho de quatro dias foi um “sucesso” na Islândia
{{ noCommentsLabel }}