Greenvolt sobe quase 13% na estreia em bolsa. PSI-20 cai 1%

A sessão foi negativa para o PSI-20 com uma queda superior a 1%. Contudo, no PSI Geral, a estreia da Greenvolt entusiasmou os investidores, com a empresa a valorizar mais de 10%.

Foi uma estreia no “verde”. A empresa de energias renováveis da Altri, a Greenvolt, negociou pela primeira vez na bolsa nacional esta quinta-feira e os investidores ficaram entusiasmados: as ações subiram 12,94%, para 4,8 euros. Mas o PSI-20, onde a Greenvolt ainda não está (mas espera chegar já em setembro) fechou com uma queda de 1,08%, para 5.110,83 pontos.

A empresa estreou-se esta quinta-feira com uma cotação de 4,25 euros por título, tendo atingido um máximo logo nos primeiros momentos da negociação ao chegar aos 5,3 euros (quase +25%), acima do limite máximo do intervalo do IPO. A subida foi atenuando ao longo da sessão. Mas, ainda assim, a Greenvolt beneficiou do apetite dos investidores neta estreia, o qual já tinha ficado expresso pela procura registada durante a operação de colocação privada das ações.

Pico da estreia atingindo no início da sessão:

Fonte: Refinitiv. Negociação intradiária das ações da Greenvolt no dia 15 de julho.

Nesta primeira sessão da Greenvolt, o volume de ações negociadas atingiu 1,6 milhões de títulos. O turnover, que indica o valor das transações feitas na sessão, foi de 8,1 mil milhões de euros. Dado que a capitalização inicial da empresa era de 516 milhões de euros, a valorização desta primeira sessão impulsionou a capitalização bolsista para cerca de 583 milhões de euros.

No principal índice lisboeta, o PSI-20, foi o “vermelho” que reinou. A queda expressiva da EDP Renováveis, da Altri, do BCP e da EDP ditaram o recuo do índice, numa sessão em que também as principais praças europeias fecharam em baixa. Foi o caso dos índices alemão, francês e espanhol, os três com quedas superiores a 1%. O Stoxx 600, o principal índice europeu, ficou perto, com um deslize de 0,97%.

Em Lisboa, o destaque pela negativa vai para a EDP Renováveis com uma queda de 3,54%, para 19,9 euros. Seguiu-se a Altri, com uma desvalorização de 2,23%, para 5,25 euros — no dia em que a sua empresa de energias renováveis se estreou na bolsa –, e o BCP, com um deslize de 1,9%, para 12,92 cêntimos. Nota ainda para a queda da EDP, de 1,9%, para 4,59 euros; dos CTT, de 1,56%, para 5,04 euros; e da Galp Energia, de 1,01%, para 8,6 euros.

A travar uma queda mais expressiva do PSI-20 esteve a Ibersol, com uma valorização de 2,06%, para 5,94 euros. A Corticeira Amorim, a Navigator e a Mota-Engil também valorizaram, mas menos de 1%. A Jerónimo Martins manteve-se inalterada nesta sessão.

(Notícia atualizada às 17h10 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greenvolt sobe quase 13% na estreia em bolsa. PSI-20 cai 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião