Hoje nas notícias: contratos, auto-agendamento e sondagem

  • ECO
  • 21 Julho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Executivo vai reunir-se esta quarta-feira em concertação social para apresentar propostas para limitar os contratos temporários e regular os contratos nas plataformas eletrónicas. Nova sondagem da Intercampus continua a dar ao PS a maior percentagem de intenções de voto, mas o mas é o PSD que regista a maior subida. A marcar o dia, do debate do Estado da Nação, está ainda a notícia de que a CP está a suprimir comboios e que o auto-agendamento dos maiores de 20 anos foi adiado.

Governo propõe limitar contratos temporários

Governo e parceiros sociais vão reunir-se, esta quarta-feira, em concertação social. Neste encontro, o Executivo vai apresentar propostas para alterar o Código do Trabalho. Em cima da mesa está o aperto das regras para os contratos não permanentes, com especial enfoque no trabalho temporário, e facilitar o reconhecimento de um contrato dependente a quem trabalha para as plataformas eletrónicas.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Auto-agendamento para maiores de 20 anos adiado por falta de vacinas

Os jovens com idade igual ou superior a 20 anos vão ter que esperar mais uns dias para agendar a vacina contra a Covid-19. O calendário do auto-agendamento para esta faixa etária teve que ser alterado devido à quantidade de vacinas que estão disponíveis em Portugal e dada a necessidade de administrar segundas doses. “A ideia, agora, é abrir o auto-agendamento logo a partir dos 18 anos, em vez de ser apenas a partir de 20 anos, todos ao mesmo tempo, e na próxima semana”, explicou fonte da task force, ao Público.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

CP suprime comboios por falta de maquinistas

A CP – Comboios de Portugal está a suprimir comboios por falta de maquinistas. Desde o início deste mês, já foram canceladas 130 ligações, ao passo que em junho foram suprimidas 25 ligações por falta de funcionários que conduzam os comboios. A situação começou por verificar-se nos suburbanos do Grande Porto, mas está agora a alastrar-se ao Algarve, onde a empresa já foi obrigada a alugar autocarros para transportar os passageiros da ferrovia.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

PSD sobe mais do que o PS, mas está a 11,4 pontos de distância

O PS continua a liderar as intenções de voto dos eleitores (34,8%), mas é o PSD que regista a maior subida (um ponto para os 23,4%), de acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã. Ainda assim com uma diferença de 11,4 pontos percentuais. A sondagem revela novo empate entre o Bloco de Esquerda e o Chega, ambos com 9% das intenções de voto. A maior queda é do Iniciativa Liberal que passa de quinta maior força política para sétima com 3,3%.

Leia a sondagem completa no Correio da Manhã (link indisponível)

“Casos como o da Fundação Berardo penalizam o setor. Mas não é por causa de uma que se estraga a reputação de todas”, assegura Maria do Céu Ramos

A presidente do Centro Português de Fundações assinala que “é possível e desejável, que haja escrutínio sobre as fundações”, nomeadamente quando se aplica o estatuto de utilidade pública. Em entrevista ao DN, Maria do Céu Ramos admite que as polémicas que envolveram a Fundação Bernardo “penalizam o setor”, mas assinala que não é “por causa de uma fundação se estraga a reputação de todas”.

Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: contratos, auto-agendamento e sondagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião